Veja como vai funcionar a indicação de real infrator a partir de 2024

A partir de 2024 a indicação de real infrator em multas de trânsito passa a ser realizada de nova forma. Veja!

A partir de 2024 a indicação de real infrator em multas de trânsito passa a ser realizada de nova forma. Veja! 

Veja como vai funcionar a indicação de real infrator a partir de 2024

 

 

Nova atualização será válida para multas pelo Detran-SP (Foto: Divulgação)

Nova indicação de real infrator em 2024

‘’Ano novo, vida nova’’, todo mundo já ouviu essa frase. E ela se aplica agora a indicação de real infrator em multas de trânsito a partir de 2024. 

Desde já (1 de janeiro), o novo comunicado de responsabilidade por infração de trânsito será feito de modo exclusivamente digital em São Paulo. 

Dessa forma, em situações nas quais o condutor responsável por uma contravenção não é identificado e o proprietário do veículo recebe a punição, o mesmo poderá apontar o autor, porém por meio eletrônico. 

Multas pelo Detran-SP

Esse será o primeiro ano em que a indicação ocorrerá por meio estritamente digital, a partir da publicação da Portaria Normativa Nº 18 do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).  

Sendo assim, a modificação vale apenas para multas aplicadas pelo principal órgão de trânsito paulista. 

O mecanismo já é utilizado em outros estados como Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Minas Gerais. 

A ação se baseia no artigo 257 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e na Resolução Contran 918, de 28 de março de 2022. 

 

Veja como vai funcionar a indicação de real infrator a partir de 2024

 

 

Atualização será válida para multas pelo Detran-SP (Foto: Divulgação)

 

Casos de indicação de autor

A indicação de real condutor em atos de infração acontece quando o proprietário do veículo não foi de fato o responsável por uma multa. 

Nesse caso, ao indicar o motorista verdadeiro, a multa, assim como os pontos retirados da CNH são atribuídos ao responsável. 

Neste ano, quem receber uma multa pode indicar o verdadeiro condutor pela Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou do Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A funcionalidade já está disponível para pessoas físicas. 

Responsável precisa aceitar indicação

Para êxito do procedimento, é necessário que o condutor indicado aceite a responsabilidade pela infração por meio do aplicativo, assumindo os pontos. 

Assim, o responsável precisa confirmar a indicação através de cadastro  na CDT ou Senatran, após o preenchimento da indicação pelo proprietário do veículo.

Veja como vai funcionar a indicação de real infrator a partir de 2024

 

 

Procedimento será válido apenas para multas pelo Detran-SP (Foto: Freepik)

Atualização tecnológica do Detran-SP

A modificação na forma deste processo atende à nova política de transformação digital do Detran-SP. 

Para tal, o órgão aderiu nos últimos meses a sistemas como a Carteira Digital de Trânsito (CDT) e o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). 

No caso do SNE, desde março do último ano, o motorista notificado por uma infração de trânsito pelo Detran-SP pode realizar o pagamento com até 40% de desconto através do sistema.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA