Carros importados caem no gosto do brasileiro e vendas têm alta expressiva

Os carros importados estão conquistando um maior espaço na preferências do motorista brasileiro neste início de ano. A Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) registrou um crescimento de 82,3% nas vendas de importados no primeiro bimestre de 2023, na comparação a igual período do ano passado.

Confira quais são os carros importados mais vendidos no Brasil

Importante ressaltar que a Abeifa reúne apenas 11 marcas que atuam no mercado brasileiro, como Volvo, Land Rover, Porsche, Caoa Chery e Kia. As marcas de maior volume, como Jeep, Toyota, Audi e BMW – que, além de fabricar no País, também importam veículos –, são filiadas à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). 

Carros importados caem no gosto do brasileiro e vendas têm alta expressiva
Caoa Chery Tiggo 8 é um dos modelos mais vendidos (Foto: Divulgação/Caoa Chery)

Segundo os números da Abeifa, nos dois primeiros meses do ano foram vendidos 4.473 carros importados, contra os 2.453 emplacamentos do primeiro bimestre de 2023. Entre as marcas, o protagonismo fica com a Volvo, com 1.342 unidades vendidas neste ano.

VEJA TAMBÉM

Como esperado, em fevereiro – mês com o menor número de dias úteis do ano – ouve redução nas vendas de carros importados na comparação com o mês anterior: os emplacamentos somaram 2.097 unidades, uma queda de 11,7% em relação aos 2.376 carros de janeiro.

Estes são os modelos importados mais vendidos no primeiro bimestre de 2023:

  1. Volvo XC 60 – 774
  2. Caoa Chery Tiggo 8 – 633
  3. Kia Bongo – 422
  4. Volvo XC 40 – 336
  5. Porsche Cayenne – 189
  6. Byd Song Plus – 178
  7. Porsche Macan – 177
  8. Kia Stonic – 156
  9. Kia Sportage – 149
  10. Volvo XC 90 e Byd Yuan Plus – 143

Venda de carros de produção nacional têm forte queda

Carros importados caem no gosto do brasileiro e vendas têm alta expressiva
Land Rover Evoque é um dos modelos fabricados no Brasil por marca filiada à Abeifa (Foto: Divulgação/Land Rover)

A Abeifa também divulgou os números relativos à produção nacional de suas afiliadas. No primeiro bimestre do ano, foram vendidas apenas 2.024 unidades, um tombo de 70,7% em relação aos 6.907 carros comercializados entre janeiro e fevereiro de 2023. Mas estamos falando de apenas nove modelos, sendo cinco da Caoa Cherry (das linhas Tiggo e Arrizo) e três da Land Rover (Defender, Evoque e Discovery Sport).

A participação das associadas à Abeifa no total do mercado brasileiro de veículos (incluindo nacionais e importados) é de apenas 2,6%.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar