Os veículos eletrificados chegaram para ficar. No entanto, essa realidade nova traz consigo algumas dúvidas conceituais para o brasileiro a respeito dos modelos classificados como elétricos. Quais são e como se diferenciam? Veja.
Tipos de veículos elétricos
Praticamente metade dos carros elétricos vendidos no Brasil em maio de 2023 foram do tipo plug-in.
Esses modelos recebem energia externa, como por exemplo, as tomadas dos carregadores elétricos para que assim, tenham suas baterias recarregadas. Podem ser elétricos e híbridos.
VEJA TAMBÉM
O outro tipo de veículo elétrico possui bateria regenerativa, ou seja, a própria atividade do automóvel como as frenagens, fornecem a energia necessária para sua locomoção.
Esses veículos são os chamados híbridos ou HEV e combinam motores elétricos e a combustão.
Alta dos modelos plug-in
De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), os veículos híbridos plug-in representam 49,8% do segmento em emplacamentos no país em maio de 2023.
Esses modelos são responsáveis por 3.207 vendas no último mês em todo o Brasil.
No acumulado do ano, os modelos plug-in representam 47,2% do setor, com 12.269 comercializações entre janeiro e maio.
Em comparação ao mesmo período do ano passado, este tipo de modelo avançou 14,8% em sua participação no mercado.
Na comparação entre as vendas de veículos elétricos plug-in, no acumulado deste ano foram 6.974 unidades a mais em relação ao mesmo período de 2022.
O crescimento de vendas de elétricos plug-in foi na ordem de 132%, na comparação entre janeiro a maio de 2022 e o mesmo período de 2023 (de 5.295 para 12.269).
Mercado de carros elétricos no país
De acordo com dados da ABVE, o mês de maio foi o melhor da atual série histórica com relação ao emplacamento nacional de modelos elétricos.
Nesse período, o mercado de carros eletrificados registrou 6.435 vendas, sendo mais da metade, híbridos (50,2%) com 3.228 unidades comercializadas.
O montante restante ficou a cargo dos veículos elétricos plug-in com 3.207 vendas, o que significa 49,8% do total.
Segundo a ABVE, esses dados representam uma ”evolução qualitativa do mercado, que aposta em veículos ainda menos poluentes e mais sustentáveis”.
No acumulado de janeiro a maio deste ano já são 26.014 veículos eletrificados emplacados.