Gasolina ou etanol; especialista ensina a fazer melhor escolha

Gasolina ou etanol? Como escolher?
Gasolina ou etanol? Como escolher? Foto: Pexels

A especialista e química Rosangela Gomes, da Copape, explica como os consumidores podem fazer a melhor escolha entre gasolina ou etanol, com a oscilação constante dos preços dos combustíveis!

gasolina ou etanol
Gasolina ou Etanol? Foto ilustrativa

Especialista orienta como fazer a melhor escolha entre gasolina ou etanol

Com o aumento e oscilações constantes do preço dos combustíveis é importante que o consumidor observe as alternativas disponíveis para abastecer o carro, de acordo com Rosangela, da Copape – empresa especializada em petróleo e gás natural.

E escolher é um ponto possível, devido aos motores flex. “A primeira orientação é pesquisar os preços. Sempre lembrando que a gasolina formulada e a de refinaria têm a mesma qualidade.”, orienta a especialista. “Assim, não justifica pagar mais em decorrência de um mito difundido no mercado”, esclarece Rosangela sobre a gasolina formulada e a de refinarias.

Em seguida, conforme a especialista, com os preços da gasolina e etanol identificados, é preciso saber qual combustível proporcionará mais economia. Para isso, o cálculo é simples, Rosangela explica: “Basta dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. O álcool somente será mais vantajoso se o resultado da conta for menor do que 0,7“.

Além disso, a especialista ressalva, porém, que esses cálculos consideram o uso de combustíveis de boa qualidade e não adulterados. Portanto, ela alerta que é importante abastecer sempre em postos da confiança.

“É fundamental entender que todos os combustíveis distribuídos e comercializados por empresas que primam pela lisura atendem aos requisitos exigidos pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis)”, fala Rosangela.

“Conhecendo-se essa questão técnica, inclusive o fato de não haver diferença entre gasolina formulada e a de refinaria, o consumidor consegue otimizar seu dinheiro, pagando menos para rodar mais”, conclui a especialista.

Economize no combustível: conheça calculadora que compara preços
Foto: Pexels

Saiba mais sobre como escolher o combustível mais econômico!

Preços dos combustíveis vem oscilando mais no Sudeste

Por exemplo, nos últimos meses, os preços dos combustíveis na Região Sudeste passaram por diversos reajustes. E os primeiros números referentes ao segundo semestre de 2021 mostram que as oscilações continuam.

De acordo com o Índice Ticket Log (produzido pela Ticket Log, empresa de gestão de frotas), o litro de etanol ficou com preço médio de R$ 4,817. Uma queda de 1,27% com relação ao último levantamento. Entretanto, a situação muda quando se trata da gasolina. Nos quatro estados da região, o combustível custou, até julho, R$ 6,019.

Acompanhe os preços dos combustíveis em todo o país, mês a mês, aqui no Garagem360!

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem 360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar