Veículos movidos a gás ganham espaço em São Paulo

Em outubro, estado bateu recorde em conversão de automóveis para o GNV

GNV-Posto

GNV tem sido mais procurado em São Paulo | Foto: Divulgação

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) informou que em outubro foram registradas 320 conversões de veículos para o Gás Natural Veicular (CNV) no esatado. O número é o melhor já visto no mês nos últimos quatro anos e, em comparação com setembro, é 72% maior.

Do total, 88% das conversões foram feitas em carros de pessoas físicas ou em frotas particulares. O levantamento considerou a área de concessão da Comgás, que atende aos municípios da região metropolitana, da região administrativa de Campinas, da Baixada Santista e do Vale do Paraíba.

Os bons resultados coincidem com o reajuste de preço da gasolina e do etanol, no início do décimo mês deste ano, em 3,12% e 9,87%, respectivamente – ambos já tinham sofrido aumento considerável nos últimos meses, principalmente o etanol que subiu 21,9% na relação com outubro de 2014.

Por conta disso, o GNV acabou se tornando uma alternativa mais em conta. Só para se ter uma ideia, de acordo com estudo da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), em São Paulo, ele chega a ser 50% mais econômico ante a gasolina e o etanol. Em um exemplo de rodagem mensal de 2.500 km, a economia financeira pode chegar até R$ 396,00.

LEIA MAIS: Estudo mostra diferença de preço entre gasolina, etanol e GNV

Outro fator que impulsionou o uso do gás natural foi o incentivo da Comgás, já que a empresa está oferecendo até R$ 900,00 de bônus para taxistas que converterem seus carros. O benefício é concedido pelo cartão magnético Vale Card e é válido para o pagamento de despesas no abastecimento até um ano após o processo.

“A economia sempre ficou acima dos 40%, desde seu lançamento, em 2000”, ressalta Sergio Luiz da Silva, diretor da Comgás. E o executivo acrescenta: “Justamente por proporcionar um rendimento maior que o dos combustíveis líquidos, o GNV é uma excelente alternativa para táxis, empresas de autoescola, frotas ou para qualquer pessoa que rode com intensidade. Para quem roda mais de 2.500 km por mês, por exemplo, o investimento na conversão é integralmente recuperado em menos de um ano”.

O terceiro fator que pode ter contribuído para o crescimento da conversões em outubro está ligado ao impacto ambiental. Segundo a companhia, a utilização do gás natural veicular emite 15% a menos de CO2 na atmosfera em relação ao etanol, e 20% menos em comparação ao dispersado pela queima da gasolina.

Troca

O custo de uma conversão pode variar conforme a oficina, mas, normalmente, sai cerca de R$ 3.500 para a instalação do Kit GNV de Geração 5. O valor pode ser financiado conforme as formas de pagamento aceitas na empresa escolhida. Mas é importante que o local possua o selo “Programa 10”, cedido pelo Centro de Tecnologia do Gás e que o produto seja certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

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Rodrigo Loureiro
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Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

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