Veículos a etanol podem ser barreira para os carros elétricos? 

Os carros elétricos podem ter como barreira outro inimigo para a popularização no país: o etanol. Entenda o porquê.

Ainda que o maior entrave seja o preço, os veículos movidos a etanol podem ser considerados uma potencial barreira para a adoção em massa dos carros elétricos no Brasil? Essa acaba sendo uma questão complexa, que envolve diversos aspectos técnicos, econômicos e ambientais. 

 

carros elétricos

Muitos consumidores ainda não enxergam as vantagens dos carros elétricos. Foto: Divulgação

Carros a etanol podem ameaçar carros elétricos

No início do ano a Stellantis, grupo que controla marcas como Peugeot, Jeep, RAM, Citroën, entre outras fez uma simulação com diferentes tipos de combustíveis para avaliar o desempenho de cada um.

Esses foram os resultados:

  • Gasolina (E27):                                                       60,64 kg CO2eq
  • 100% elétrico (BEV) com energia europeia:      30,41 kg CO2eq
  • Etanol (E100):                                                         25,79 kg CO2eq
  • 100% elétrico (BEV) com energia brasileira:     21,45 kg CO2eq

Em outras palavras, a cada km rodado, um veículo a gasolina emite 60g de CO2 – dióxido de carbono. Já o etanol emite menos da metade, somente 26g de CO2, enquanto o elétrico emite 25 g. 

Grupo lançará motores híbridos flex: Marcas como Fiat, Peugeot, Jeep e Citroën podem ter novos carros híbridos a partir do ano que vem

De acordo com o estudo, é possível notar uma maior emissão dos veículos à gasolina. No entanto, o etanol de matriz brasileira chega a ser menos poluente do que o elétrico com energia europeia. 

“Os resultados comprovam as vantagens comparativas da matriz energética brasileira, principalmente a importância dos biocombustíveis para uma mobilidade mais sustentável”, analisou Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul. 

Você vai gostar: BYD pode ter carro elétrico mais barato que Dolphin e Seal a partir do ano que vem

Estrutura já formada

Se colocar no papel que a estrutura para carros elétricos no país ainda não é a desejada. Nesse sentido, os veículos movidos a etanol se mostram mais eficientes. Além de serem mais baratos.

Caso todos benefícios do etanol fossem levados em consideração, poderia atrasar a transição para os carros elétricos no país. 

Isso se deve principalmente ao fato de os veículos a etanol serem uma tecnologia estabelecida e de fácil acesso, enquanto os carros elétricos ainda enfrentam desafios relacionados à infraestrutura de recarga e ao custo inicial mais elevado.

Outro ponto está na melhor aceitação do mercado. Muitos proprietários preferem abastecer com gasolina ou etanol não só pela conveniência, mas também pela tradicional e o medo dos eletrificados quebrarem e não ter manutenção barata.

Para muitos, é mais fácil manter um veículo a combustão do que um elétrico. 

carro elétrico

Carros elétricos em franca expansão no país. Foto: Freepik

Etanol ainda fica em segundo plano

A princípio, é importante ressaltar que o etanol desempenha um papel importante na matriz energética brasileira. Além disso, é uma fonte renovável de energia, obtida a partir de processos de fermentação de materiais vegetais. O principal é a cana-de-açúcar. 

Por ser uma alternativa à gasolina, uma vez que é considerado menos prejudicial ao meio ambiente em termos de emissão de gases causadores do efeito estufa. 

No entanto, de acordo com apurações do Estadão, apenas 30% dos carros em circulação no país usam etanol exclusivamente. Apesar das motorizações flex, ainda é muito pouco dada sua eficiência e redução na emissão do CO2. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA