Van elétrica da Jac tem 7 lugares e 300 km de autonomia
Conheça a E-JV 7L, a nova van elétrica da Jac Motors no Brasil. Destinado ao transporte executivo, utilitário tem alcance de 300 km
A Jac Motors Brasil lançou a versão de passageiros do furgão elétrico E-JV 5.5 na Fenatran 2022, que acontece esta semana em São Paulo. A van elétrica Jac E-JV 7L, com capacidade para sete pessoas, tem como foco as empresas de transporte executivo de passageiros.
O novo veículo é capaz de rodar até 300 km com uma única carga de bateria, de forma silenciosa, livre de vibrações e sem poluição do ar. O preço do novo modelo é de R$ 329.900.
Conheça a van elétrica Jac E-JV 7L
Lançado em agosto deste ano no mercado nacional, o furgão JAC E-JV 5.5 logo chamou a atenção de empresas que atuam no chamado last mile – isto é, que realizam entregas urbanas de produtos que saem dos centros de distribuição e são transportados até as casas dos clientes.
A versão van de passageiros Jac E-JV 7L foi lançada com a missão de repetir a trajetória do furgão de carga, segundo explica o presidente da Jac Motors Brasil, Sergio Habib:
“Há um fenômeno recente, mas que cresce a olhos vistos, de substituir as frotas dessas empresas por veículos livres de emissões. Uma van movida a diesel que rode, hoje, 40.000 km por ano emite cerca de 20 toneladas de CO2 no período. São 200 toneladas para cada veículo num prazo de dez anos. A introdução da van 100% elétrica da Jac na frota das empresas de transporte executivo consiste na anulação dessa gigantesca emissão de carbono”, afirma.
O modelo estreia com uma vantagem imediata e direta, que é proporcionar a diminuição nas emissões da frota de qualquer empresa que trabalhe com indicadores ESG – de responsabilidade ambiental e social e governança corporativa:
“Boas iniciativas nesses campos apresentam resultados positivos ao valor futuro das empresas, uma vez que são essenciais para a tomada de decisões dos investidores, ampliando dessa forma a competitividade das organizações no setor empresarial, seja no mercado interno ou externo”, afirma o presidente da JAC.
Os números explicam melhor o que a van elétrica JAC E-JV 7L tem a entregar. Uma van movida a diesel que rode 40.000 km por ano emite cerca de 20 toneladas de CO2 no período, de acordo com a fabricante chinesa. “São 200 toneladas para cada veículo em um prazo de dez anos”, destaca Habib.
Potência sem emissões
Com torque imediato de 30,1 kgfm e 204 cv de potência, o modelo entrega força surpreendente sem nenhuma emissão de poluentes. Equipada com uma bateria de 50,2 kWh de capacidade da CATL (maior fabricante mundial de baterias), a Jac E-JV 7L tem no conforto proporcionado aos passageiros um grande diferencial. Ela é totalmente silenciosa e livre de vibrações comuns oriundas da aspereza de motores a diesel.
A van elétrica da Jac transporta seis passageiros e o motorista, além de contar com um porta-malas de 1.980 litros de capacidade, rodando 300 km a cada recarga. Se estiver vazia, no modo ECO, é capaz de ampliar a autonomia para 350 km, aumentando a regeneração de carga nas desacelerações e nas frenagens.
A montadora calcula que, para recarregar os 50,2 kWh, o proprietário do E-JV 7L gaste apenas R$ 35, considerando o custo médio de energia elétrica no Estado de São Paulo – de R$ 0,70/kWh. O procedimento de recarga leva 6 horas e 40 minutos para ir dos 20% até os 100%, quando realizado num wallbox de 7 kWh.
Amplo espaço e conforto para até 7 pessoas
Com a proposta de ser efetivamente uma van de alto luxo, com amplo espaço para os ocupantes, a van 100% elétrica entrega um bom pacote de equipamentos de série, incluindo: airbag duplo, cintos de segurança de três pontos para os sete ocupantes, direção assistida, ar-condicionado automático, vidros, trava central e retrovisores com acionamento elétrico, regulagem de altura do volante, função Auto Hold, rodas de alumínio de 15 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, luzes de neblina dianteiras e traseiras e TPMS (sensor que acusa baixa pressão dos pneus).
Outro destaque da JAC E-JV 7L é a central multimídia com tela de 10,2” com o pacote Google (Android Auto), permitindo espelhamento de smartphones sem o uso de cabo, via bluetooth. O equipamento também inclui câmera de ré.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.