Vai voltar? Chevrolet Monza retorna em 2025 com motor híbrido e “cara” de Cruze

O Monza voltou! Sedã 2025 faz 21 km/l, tem motor turbo e substitui o Cruze no exterior. Veja detalhes e se ele vem para cá

Prepare o coração dos nostálgicos. Um dos nomes mais emblemáticos da indústria automotiva, o Chevrolet Monza, está vivo e acelerando em 2025. Após décadas fora das linhas de montagem brasileiras, sedã que foi o sonho de consumo nos anos 80 e 90 retorna como peça-chave na estratégia global da General Motors. Porém, esse retorno tem uma “pegadinha” geográfica e de identidade.

Acompanhe o Garagem360 e descubra qual é!

Chevrolet Monza vai voltar?

Sim, o Monza vai voltar, ou melhor, já voltou, mas não aqui no Brasil (ao menos por enquanto). Fabricado na China, o modelo foi ressuscitado agora em 2025 para atender mercados específicos, adotando nomes diferentes conforme a região. É o renascimento do conceito de “Carro Mundial”, similar ao antigo Projeto J da GM.

Chevrolet Monza vai voltar

Monza é um clássico no mercado brasileiro. Foto: Reprodução (Pinterest)

Porém, tem uma “pegadinha” ai com relação ao nome e visual do modelo. Abaixo, o Garagem360 explica.

Monza, Cavalier ou Cruze?

Dependendo de onde você estiver no mundo, este carro terá um batismo diferente. Por exemplo:

  • Na China: Ele ostenta com orgulho o nome Monza.
  • No México: É vendido como Cavalier.
  • No Oriente Médio: O sedã assumiu o lugar e o nome do Cruze.

Veja também Chevrolet revela primeiros detalhes do Sonic, seu Novo SUV nacional

Como é o “novo” Monza?

Se o nome confunde, a mecânica impressiona. A versão chinesa do novo Monza é um exemplo de eficiência. Equipado com um sistema híbrido-leve de 48V, o carro une um motor 1.3 Turbo a um pequeno propulsor elétrico.

Chevrolet Monza vai voltar

Foto: Divulgação (Chevrolet)

O resultado? 163 cavalos de potência e um consumo urbano que pode chegar a incríveis 21 km/l. Ele ainda acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos.

Já a versão vendida como “Cruze” nos países árabes é mais modesta, usando um motor 1.5 aspirado de 113 cv e câmbio de dupla embreagem.

Novo Monza vs. Cruze Brasileiro

Visualmente e em dimensões, o modelo chinês é muito próximo do Cruze que conhecemos (e que saiu de linha no Brasil). Dá só uma olhada nas especificações:

Chevrolet Monza vai voltar

Chevrolet Monza “chinês”. Foto: Divulgação (Chevrolet)

  • Comprimento: 4,65 m (Porte de sedã médio).
  • Entre-eixos: 2,64 m (Espaço interno similar).
  • Porta-malas: 405 litros (Aqui ele perde: o Cruze nacional tinha 440 litros).

Novo Monza vem para o Brasil?

Apesar do apelo emocional e da economia de combustível, a Chevrolet Brasil não tem planos de trazer o novo Monza (choremos). O mercado nacional sofreu uma transformação drástica, onde os SUVs (como o Tracker) engoliram o segmento de sedãs médios.

A estratégia da marca por aqui segue focada na renovação da família Onix, na picape Montana e na futura linha de elétricos (Blazer e Equinox EV). Portanto, o retorno do Monza, por enquanto, é um privilégio de chineses e árabes.

Você trocaria seu SUV atual por um Monza Zero Km que faz 21 km/l ou acha que a era dos sedãs realmente acabou? Deixe sua opinião nos comentários!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.