Vai voltar? Chevrolet Monza retorna em 2025 com motor híbrido e “cara” de Cruze
O Monza voltou! Sedã 2025 faz 21 km/l, tem motor turbo e substitui o Cruze no exterior. Veja detalhes e se ele vem para cá
Prepare o coração dos nostálgicos. Um dos nomes mais emblemáticos da indústria automotiva, o Chevrolet Monza, está vivo e acelerando em 2025. Após décadas fora das linhas de montagem brasileiras, sedã que foi o sonho de consumo nos anos 80 e 90 retorna como peça-chave na estratégia global da General Motors. Porém, esse retorno tem uma “pegadinha” geográfica e de identidade.
Acompanhe o Garagem360 e descubra qual é!
Chevrolet Monza vai voltar?
Sim, o Monza vai voltar, ou melhor, já voltou, mas não aqui no Brasil (ao menos por enquanto). Fabricado na China, o modelo foi ressuscitado agora em 2025 para atender mercados específicos, adotando nomes diferentes conforme a região. É o renascimento do conceito de “Carro Mundial”, similar ao antigo Projeto J da GM.
Porém, tem uma “pegadinha” ai com relação ao nome e visual do modelo. Abaixo, o Garagem360 explica.
Monza, Cavalier ou Cruze?
Dependendo de onde você estiver no mundo, este carro terá um batismo diferente. Por exemplo:
- Na China: Ele ostenta com orgulho o nome Monza.
- No México: É vendido como Cavalier.
- No Oriente Médio: O sedã assumiu o lugar e o nome do Cruze.
Veja também Chevrolet revela primeiros detalhes do Sonic, seu Novo SUV nacional
Como é o “novo” Monza?
Se o nome confunde, a mecânica impressiona. A versão chinesa do novo Monza é um exemplo de eficiência. Equipado com um sistema híbrido-leve de 48V, o carro une um motor 1.3 Turbo a um pequeno propulsor elétrico.
O resultado? 163 cavalos de potência e um consumo urbano que pode chegar a incríveis 21 km/l. Ele ainda acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos.
Já a versão vendida como “Cruze” nos países árabes é mais modesta, usando um motor 1.5 aspirado de 113 cv e câmbio de dupla embreagem.
Novo Monza vs. Cruze Brasileiro
Visualmente e em dimensões, o modelo chinês é muito próximo do Cruze que conhecemos (e que saiu de linha no Brasil). Dá só uma olhada nas especificações:
- Comprimento: 4,65 m (Porte de sedã médio).
- Entre-eixos: 2,64 m (Espaço interno similar).
- Porta-malas: 405 litros (Aqui ele perde: o Cruze nacional tinha 440 litros).
Novo Monza vem para o Brasil?
Apesar do apelo emocional e da economia de combustível, a Chevrolet Brasil não tem planos de trazer o novo Monza (choremos). O mercado nacional sofreu uma transformação drástica, onde os SUVs (como o Tracker) engoliram o segmento de sedãs médios.
A estratégia da marca por aqui segue focada na renovação da família Onix, na picape Montana e na futura linha de elétricos (Blazer e Equinox EV). Portanto, o retorno do Monza, por enquanto, é um privilégio de chineses e árabes.
Você trocaria seu SUV atual por um Monza Zero Km que faz 21 km/l ou acha que a era dos sedãs realmente acabou? Deixe sua opinião nos comentários!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.


