O novo Candela C-8 é um barco elétrico que utiliza bateria de carros da Polestar e “voa” sobre a água. O inusitado modelo tem uma autonomia de mais de 100 km e uma velocidade máxima de 41 km/h (22 nós); conheça.
Conheça o novo barco elétrico que “voa” sobre o mar
O novo C-8 é o nome escolhido pela Candela para denominar o seu barco elétrico desenvolvido em parceria com a Polestar, marca sueca (controlada pela Volvo) responsável por fornecer as baterias que movem os hidrofólios do modelo. Tratam-se de lâminas posicionadas na parte inferior do barco e que, além de impulsionar o modelo, são a única parte que tem contato com a água.
Dessa forma, toda a parte do casco do barco elétrico fica evidenciada, como se estivesse “flutuando” ou “voando” sobre a água.
VEJA TAMBÉM
O Candela C-8 é equipado com uma bateria de 69 kWh, responsável por gerar uma autonomia de até 57 milhas náuticas (105,5 km), com uma única carga. De acordo com a empresa, este alcance é cerca de 2 a 3 vezes maior do que o de outras lanchas elétricas.
Além disso, o modelo tem uma velocidade de cruzeiro de 22 nós (41 km/h), resultado próximo à máxima de lanchas a combustão.
Conforme explica a marca, o alto desempenho elétrico no mar é atingido através de um motor de acionamento direto e do uso dos hidrofólios que, além de gerar o efeito voador no veículo através da elevação do casco acima da água, também reduzem o consumo de energia em até 80% em comparação com outras lanchas elétricas.
Além do fornecimento da bateria de 69 kWh, também usada no carro elétrico Polestar 2, a marca fornece uma tecnologia de carregamento rápido DC para o barco elétrico, bem como compartilha recursos de Pesquisa e Desenvolvimento para integrar as informações do barco elétrico a um aplicativo.