Vai viajar no Carnaval? Veja como pegar a estrada com segurança

Apesar de muitas cidades cancelarem o Carnaval devido à Covid, o movimento nas estradas deve ser intenso. Confira dicas pegar a estrada com segurança

Apesar de muitas cidades terem cancelado as festividades do Carnaval por causa da alta dos casos de Covid, o movimento nas rodovias brasileiras tende a ser intenso neste feriado. Os cuidados com a segurança, indispensáveis na hora de dirigir, devem ser redobrados também devido à grande possibilidade de chuvas fortes nesta época.

 Veja como pegar a estrada com segurança

(Foto: Divulgação)

Cuidados para pegar a estrada com segurança neste Carnaval

As dicas de segurança na estrada começam pelo uso de equipamentos como cinto de segurança e capacete, e utilizar dispositivos de segurança para o transporte veicular para crianças e pets. Alysson Coimbra, diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra),  ressalta que ”o motorista deve obedecer às especificações da lei para o transporte adequado de crianças de acordo com o peso e faixa etária”, explica.

Bebê conforto: crianças de até um ano de idade e até 9kg, posicionado em sentido contrário ao painel do veículo.

Assento conversível: crianças de até um ano de idade e até 13kg posicionado no sentido contrário ao painel do veículo até a criança completar 1 ano de idade.

Cadeirinha: crianças de 1 a 4 anos de idade, que tenham entre 9 e 18 kg, posicionamos de frente para o painel do veículo.

Assento de elevação: crianças de 4 a 10 anos de idade que não tenham atingido 1,45 m de altura, com peso entre 15 e 36 kg, sempre conectado ao cinto de três pontos.

Banco traseiro e dianteiro somente com o cinto de segurança: crianças com mais de 10 anos de idade e/ou estatura superior a 1,45 m.

Vai viajar no Carnaval? Veja como pegar a estrada com segurança

(Foto: Divulgação/Detran-PR)

Animais de estimação no carro

No caso dos animais de estimação, além dos riscos de morte e ferimentos, o transporte inadequado pode provocar acidentes e gerar multas. “Há várias formas de transportá-los em segurança, sempre de acordo com o porte e peso do animal”, explica.

Caixa de transporte: deve ser fixada pelo cinto de segurança do veículo no banco traseiro e precisa ser ventilada e estar de acordo com as dimensões do animal.

Cestinhos ou cadeirinhas: recomendadas para animais de pequeno porte que não se adaptam em viajar nas caixas de transporte. São projetadas para uso em animais com coleiras do tipo peitoral e devem ser fixadas no encosto de cabeça do banco traseiro.

Cinto de segurança: recomendado para cães de porte médio ou grande na posição central do banco traseiro, com os adaptadores presos às coleiras peitorais, e fixados no encaixe do cinto do veículo.

Grades de contenção: indicada para animais de grande porte, para limitar a circulação do animal dentro do carro e impedi-lo de saltar pela janela. 

Foto: Carro aluguel

Manutenção do veículo

A manutenção do veículo é indispensável. Além de checar níveis de água e óleo e calibrar os pneus, é preciso avaliar os itens de segurança obrigatórios, como triângulo, macaco e verificar se o estepe está calibrado. Segundo o especialista, é indispensável checar o funcionamento dos faróis, lanternas, setas e luz de freio.

Confira os níveis de água, óleo e calibre os pneus.

Confira o funcionamento das luzes de freio, ré, faróis e lanternas.

Verifique os itens de segurança obrigatórios: triângulo, macaco e a calibragem do estepe.

O condutor deve evitar o excesso de velocidade, uma das principais causas de acidentes de maior gravidade. E também tem de estar preparado para a viagens mais longas. “É preciso que o motorista tenha dormido o suficiente à noite e esteja descansado”, afirma Coimbra. Não indicamos que quem iniciou algum tratamento recentemente faça uso do medicamento e dirija – há remédios que podem interferir diretamente na capacidade de concentração e reação.”

( Foto: Shutterstock)

Cuidado com as fortes chuvas

Dirigir em época de chuvas e enchentes requer cuidados para evitar tragédias. É recomendável uma análise prévia da rota antes de sair de casa. “Tenha um plano extra em caso de obstruções da via”, orienta o especialista.

Para isso, o motorista deve utilizar aplicativos como o Waze, mesmo que conheça o caminho. Dessa forma, estará apto a receber notificações sobre as interdições e os desvios causados pelos alagamentos. “Jamais atravesse pontos alagados, pois em muitos casos podem existir crateras”, alerta Coimbra. “Não dirija se o volume de água cobrir metade da altura da roda e, em caso de enxurradas, evite sair do veículo”, completa.

Quando a pista estiver molhada, redobre a atenção, para evitar a aquaplanagem. Nessa situação, a recomendação é parar de acelerar, manter o volante em linha reta e jamais acionar os freios, pois isso pode fazer o veículo perder o controle e sair da pista.

( Foto: Divulgação)

 

Outra dica de segurança nas estradas é usar os faróis baixos para melhorar a visibilidade, jamais a luz alta. “Quando a pista estiver molhada, o ideal é transitar em uma velocidade de até 80% do limite permitido na via”, acrescenta.

(Foto: Divulgação/Ford ) 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA