Afinal, como funciona um eVTOL, o carro voador

Carros voadores da Embraer
Foto: Divulgação/Embraer

Parece coisa de filme, mas não é. O carro voador já é uma realidade e diversos modelos devem ganhar os céus em breve. Porém, os objetos ainda se parecem mais com um helicóptero, do que com carros tradicionais. Veja como funcionam os veículos.

A Embraer divulgou os planos de iniciar as atividades com carros voadores no Brasil a partir de 2026, veja os detalhes
Modelos tem o objetivo de ser mais acessíveis no comparativo com os helicópteros (Foto: Divulgação)

eVTOL: veja como funciona o carro voador

Aos mais velhos, o conceito de carro voador logo é relacionado aos filmes de ficção científica que marcaram gerações, como “De volta para o futuro” e suas continuações. Porém, longe do que nos acostumamos a ver nas telas do cinema, o carro voador é bem diferente na realidade.

Chamado de eVTOL, o carro voador é semelhante a um helicóptero tradicional. Porém, com um custo operacional bem mais acessível, o que torna o uso mais democrático, e viabiliza viagens de curto tempo e distância.

VEJA TAMBÉM

Os planos da Embraer por exemplo, empresa aérea brasileira que investe no desenvolvimento do eVTOL, projeta viagens com percurso entre 16 e 48 km. Para esse trajeto, a duração média será entre 7 e 17 minutos.

Diversas empresas investem no desenvolvimento da tecnologia, seja para oferecer serviços de passageiros, bem como de objetos, como delivery, por exemplo.

Uma das características principais do eVTOL é a realização de pouso e decolagens verticais, algo que não necessita de uma longa pista como os aviões, por exemplo.

Os modelos desenvolvidos atualmente focam na motorização elétrica, o que garante ainda uma condução mais silenciosa e ecologicamente correta. Porém, há projetos que já preveem a condução de forma autônoma, no entendo, isso fica para um futuro um pouco mais distante.

carros voadores
eVTOL da Eve (Foto: Divulgação/Eve/Embraer)

Empresa brasileira prevê o início de circulação do eVTOL em 2026

A Embraer possui uma empresa voltada para o desenvolvimento de carros voadores, a Eve. A marca divulgou ainda no início de abril, o seu plano estratégico para iniciar as atividades utilizando o eVTOL, a partir de 2026. O estado escolhido para ser o projeto piloto do carro voador foi o Rio de Janeiro.

A Eve estima que a partir do início das atividades, haja em média, 37 locais apropriados para pouso e decolagem na região, bem como uma frota de 200 carros voadores em plena atividade até 2035. De forma inicial, o eVTOL terá a capacidade de transportar até 4 passageiros além do piloto.

Sobre os vertiportos, os locais adaptados para pouco e decolagem dos carros voadores tipo eVTOL, dois já foram até divulgados: sendo eles o aeroporto de Galeão e o Centro Empresarial Henrique Simonsen, situado na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, capital do estado.

Até o momento, ainda não há uma previsão de quanto custará cada viagem através do eVTOL, no entanto, conforme explica a Embraer, o carro voador será capaz de oferecer mobilidade mais acessível no comparativo com os helicópteros.

Tais planos foram desenvolvidos através de onze parcerias, como a Agência de Aviação Civil do Brasil, a Anac, e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

A Embraer divulgou os planos de iniciar as atividades com carros voadores no Brasil a partir de 2026, veja os detalhes
A Embraer divulgou os planos de iniciar as atividades com carros voadores no Brasil a partir de 2026 (Foto: Divulgação)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar