Vai renovar o seguro em 2025? Saiba no que prestar atenção
Vai renovar o seguro em 2025? Pedimos ajuda ao especialista Leonardo Miotto, líder de produto da Pier seguradora. Saiba mais.
Vai renovar o seguro em 2025? Está mais do que certo, atualmente não se pode andar por aí sem ter o mínimo de proteção. No entanto, com tantas opções disponíveis você precisar analisar cada detalhe para escolher as coberturas e empresas ideais.
Porque renovar o seguro em 2025?
Dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública mostraram que cerca de 70% dos crimes registrados no país foram roubos ou furtos de carros. Mesmo com isso, segundo a CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), somente 30% dos carros possuem algum tipo de seguro.
É um cenário em que o seguro automóvel é evidente. Você passa a ser coberto em caso de acidentes, roubo e furto do veículo, incêndio, entre outras apólices indispensáveis.
“Não ter seguro é um risco muito alto, especialmente devido ao alto valor do automóvel, o que pode representar uma grande perda financeira em caso de imprevistos.
O seguro automotivo não apenas cobre o bem material, mas também assegura que o motorista terá assistência em momentos inesperados, como acidentes ou panes mecânicas”, comenta Leonardo Miotto, líder de produto da Pier, seguradora.
O que levar em consideração na renovação do seguro de carro?
Leonardo ressalta que a renovação é a oportunidade para reavaliar as necessidades e garantir que a cobertura atenda ao perfil atual do segurado.
Veja o que levar em consideração:
Necessidades do motorista
O primeiro passo na hora da renovação é a abrangência das coberturas. Elas realmente se adequam ao seu modo de vida e suas necessidades?
As mais simples oferecem apenas proteção contra roubo, furto e colisão. Para algumas pessoas é mais do que suficiente. No entanto, para outras, algumas coberturas extras são mais necessárias.
É aí que você tem que avaliar o custo/ necessidade e colocar na balança o que realmente precisa para não pesar tanto no bolso.
“Além da cobertura básica, vale a pena considerar os benefícios adicionais que podem fazer diferença no dia a dia. Assistência 24 horas, por exemplo, é um serviço de grande utilidade para emergências, enquanto o carro reserva oferece mais tranquilidade em caso de longos reparos”, ressalta.
Valor da franquia
Outro ponto fundamental é a análise do valor da franquia, já que uma franquia muito alta pode onerar o segurado em caso de sinistro.
No entanto, é preciso ponderar entre os custos e o que é oferecido. Uma apólice bem escolhida é aquela que proporciona tranquilidade, protegendo o carro e o condutor em situações adversas.
“A renovação é uma oportunidade de alinhar o seguro às necessidades do motorista, buscando uma cobertura que realmente faça sentido para o seu dia a dia. E, acima de tudo, é um investimento em segurança e tranquilidade”, avalia Miotto.
Compare preços
Essa é a hora de comparar preços, apólices e condições de pagamento. Solicite cotações em diferentes seguradoras para a comparação.
Mas cuidado, verifique o valor da franquia, a idoneidade da empresa, seu registro e leia atentamente as cláusulas dos contratos para entender as coberturas e exclusões.
Negocie
Não tenha medo de negociar. Se a empresa que já contratou não oferece uma boa opção, procure outras até encontrar aquela que atenda às suas expectativas.
Por fim, não deixe para renovar o seu seguro na última hora hora, uma vez que pode te prejudicar na negociação e ainda deixar você “desprotegido” por um tempo precioso.
Leia também:
Os carros menos seguros testados em 2024
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.