Vai comprar carro usado em 2024? 4 dicas para fugir de golpes
Saiba como não cair em golpe na compra de carro usado
A criatividade dos golpistas na hora de vender carro usado é impressionante. O Garagem360 apurou que criminosos tentam usar vários artifícios para levar alguma vantagem em relação a esse processo.
Os mais comuns são: clonagem de sites, pedido sinal para dar uma falsa garantia de prioridade na compra, oferta especial por ser parente de um funcionário de uma montadora, entre outros.
Com o intuito de deixar a sua negociação ainda mais segurança, convidamos Stefano Mazzaferro, diretor de vendas da Kovi, para mostrar algumas formas de fugir de golpes. Assim, você evita dores de cabeça e problemas para o seu bolso. Acompanhe!
Como fazer para não cair em golpe ao comprar carro usado?
Procurar uma concessionária de confiança é uma das principais medidas para evitar golpe na compra do carro usado. Opte por uma empresa transparente e que tenha cuidado, sobretudo, com o serviço de pós-venda.
1- Confira a documentação do veículo
Segundo Mazzaferro, essa é uma orientação que não pode ser ignorada pelos futuros compradoras:
“Vale também pedir a documentação do veículo para verificar se existem multas, checar a titularidade do veículo e obter outras informações que podem trazer dores de cabeça no futuro.”, explica.
Leia também:
-
7 golpes comuns ao comprar carro usado (veja como fugir deles)
-
Procurando por um carro usado de luxo? Confira qual é o mais procurado e vendido
2- Faça uma inspeção completa do veículo
Outra dica importante do especialista é conferir se há alguma irregularidade operacional no veículo. Nesse momento, é importante que você avalie questões como peças desgastadas e estruturais como latarias amassadas, pinturas arranhadas, entre outros. O ideal é que esse processo seja feito por um especialista.
3- Informe sobre o histórico do carro
De acordo com o especialista, o interessado no veículo deve:
“Busque se informar sobre a manutenção do veículo, se tudo está em dia. Dessa forma, será possível entender se eles vieram de uma boa procedência, se possuem equipamentos de segurança obrigatórios e se são bem conservados.”, orienta Mazzaferro.
4- Desconfie de informações estranhas
Por último, e não menos importante, o Garagem360 orienta que você sempre desconfie de qualquer informação presente no veículo. Para exemplificar, suponhamos que você pretende adquirir um carro usado e identificou no veículo uma quilometragem baixa.
Nesse contexto, observe também se os bancos não estão rasgados ou se o acabamento está em bom estado. Isso é importante porque, caso o veículo esteja com sinais de desgaste, a quilometragem pode ter sido adulterada.
Como saber se vale a pena comprar um carro usado?
De maneira resumida, recomenda-se que você avalie quanto tempo o automóvel ficou parado na garagem, a marca e modelo do veículo. Também é indicado usar ferramentas gratuitas na internet, como o comparador de veículos do Garagem360. Por meio dele, você confere se, de fato, trata-se de um bom negócio para as suas necessidades.
Qual o melhor momento para comprar um carro usado?
Via de regra, o final do mês é o melhor momento para comprar um carro novo. Esse período é o mais indicado porque os times comerciais estão preocupados com comissões e metas, o que acaba colocando condições bastante especiais para os potenciais compradores.
Qual o melhor site de venda de carros usados?
Existem diversas opções disponíveis no mercado, cada uma oferece vantagens especiais para os clientes. De maneira geral, as mais conhecidas são: Webmotors, iCarros e Autoline.
Confira também: Você vai se surpreender com o carro usado mais vendido do Brasil