Urgente: Hyundai pede que donos de Paralise deixem seus carros na rua, e não na garagem, por enquanto
Urgente: Hyundai pede que donos de Paralise deixem seus carros na rua, e não na garagem, por enquanto. Veja o que pode causar o problema.
A Hyundai emitiu um alerta de segurança urgente para os proprietários do SUV Palisade modelo 2025 nos Estados Unidos.
A montadora detectou uma falha em componentes elétricos que pode levar a um risco de incêndio e, por precaução, está pedidos aos proprietários que deixem seus veículos ao ar-livre, longe de casas e outras construções até que o problema seja resolvido.
Hyundai pede que donos do Palisade deixem seus veículos na rua
O problema, que pode afetar cerca de 620 proprietários do Palisade nos EUA, está em uma vedação inadequada no módulo da bomba de óleo elétrica.
Segundo a Hyundai, a falha foi identificada no último dia 21 de março de 2025, quando um fornecedor reportou defeitos na linha de produção. Uma investigação interna revelou que o dano em uma mola utilizada na montagem do componente poderia comprometer o isolamento da placa de circuito eletrônico (PCB) do módulo.
Essa falha de isolamento permite que a água se infiltre na área da placa de circuito. A umidade na região pode causar um curto-circuito e, em cenários extremos, resultados em incêndio no veículo.
Medidas para a proteção
A Hyundai ainda informou que os proprietários afetados podem notar alguns sinais de alerta, como cheiro de queimado ou de plástico derretido, além de avisos que podem surgir no painel de instrumentos.
Até o momento, nenhum caso foi relatado, no entanto, a montadora pede que os proprietários tenham muita cautela para evitar qualquer incidente.
A recomendação da empresa é que os proprietários estacionem seus veículos ao ar livre e longe de qualquer construção, como garagens ou edifícios, até que o reparo seja efetuado. A montadora enfatiza também que, apesar do risco potencial, os veículos podem ser conduzidos normalmente.
Cronograma de recall
A solução definitiva para o problema é a substituição completa do módulo da bomba de óleo elétrica por uma nova unidade com a vedação devidamente corrigida.
A Hyundai planeja iniciar a comunicação formal com os proprietários afetados por meio de cartas até o dia 4 de julho de 2025. As concessionárias da marca também estão se preparando para realizar o recall.
Aproveite e se inscreva no nosso canal do whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Leia também: Hyundai Palisade 2026 já tem data para chegar no Brasil? Tudo sobre o lançamento
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.