Último mutirão do mês para renovar CNH; saiba como garantir sua vaga em SP

Quem teve a CNH vencida em SP entre setembro e outubro de 2021 pode regularizar o documento no sábado (24), no mutirão

Os motoristas que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida entre setembro e outubro de 2021 ainda têm chance de regularizar o documento dentro do prazo correto. No próximo sábado (24), o Poupatempo promove o último mutirão da CNH do mês para atender os motoristas que se encontram nesta situação e, portanto, precisam renovar a habilitação até o dia 30.

A grade para o atendimento presencial foi liberada nesta quarta-feira (21), com 10 mil vagas distribuídas entre todas as unidades do Estado. 

Saiba como participar do último mutirão da CNH em setembro

(Foto: Divulgação/Detran-SP)

O agendamento para participar do mutirão da CNH deve ser feito previamente pelos canais eletrônicos de forma gratuita – portal, aplicativo do Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. 

Neste ano, o Poupatempo já realizou cerca de 2,7 milhões de atendimentos para solicitações de renovação de CNH, sendo que apenas 1 milhão foram feitas presencialmente. Ao longo de todo o ano passado, 7 milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo e, desse total, 4,5 milhões de solicitações (65%) foram realizadas de forma online.

O órgão ressalta que a renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.

Os motoristas que tiverem CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. 

Foi prorrogado o prazo para realizar a autodeclaração para o recebimento do benefício caminhoneiro

Caminhoneiro precisa realizar exame toxicológico em laboratório credenciado pela Senatran (Foto: Freepik)

O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o condutor solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

Como renovar a CNH de forma online

Carteira Digital de Trânsito permite acesso ao CTB

Carteira Digital de Trânsito (Foto: Divulgação)

Para renovar a CNH, basta acessar o portal do Poupatempo ou o aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.

Quem exerce atividade remunerada (EAR) ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

Caso seja aprovado nos exames, o motorista deve pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, o cidadão irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA