Último mutirão do ano para renovar a CNH acontece neste sábado em SP

Em parceria com o Poupatempo, o Detran-SP promove o último mutirão de 2022 para quem precisa renovar a CNH; saiba como participar

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em parceria com o Poupatempo, promove no sábado (3) o último mutirão de 2022 para quem precisa renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Serão 9,3 mil vagas destinadas ao serviço em todas as unidades do programa.

Saiba como aproveitar o mutirão para renovar a CNH em SP

Conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as CNHs vencidas em março e abril deste ano devem ser renovadas até o final do mês de dezembro em todo o estado.

A punição para quem não renovar o documento no prazo correto, em caso de fiscalização de trânsito, é de sete pontos na carteira de habilitação, além de multa no valor de R$ 293,47, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

calendário com prazo de renovação cnh

Confira os prazos de Renovação de CNH (Foto: Divulgação/Detran-SP

“De forma segura, e sem burocracia, o motorista pode regularizar a sua habilitação tanto digitalmente quanto presencialmente. O Detran-SP reforça que é fundamental que todos os condutores renovem a CNH no prazo correto. Respeitar a legislação de trânsito é uma questão de cidadania”, alerta o diretor-presidente do Detran-SP, Neto Mascellani.

Quem não puder comparecer ao mutirão do próximo sábado, poderá renovar o documento de forma simples, por meio dos canais eletrônicos do Detran-SP ou Poupatempo. 

Procura por renovação da CNH cresce

No mês de novembro, o Detran-SP e o Poupatempo registraram 18 mil atendimentos nos últimos dois mutirões de renovação da CNH, realizados nos dias 19 e 26 de novembro. 

A média de atendimentos foi 80% maior que na comparação com a média geral dos 10 primeiros meses do ano (janeiro a outubro). Em novembro, foram mais de 9 mil atendimentos, 4 mil a mais que a média geral.

unidade do poupatempo

Atendimento nas unidades do Poupatempo aumentaram no último mês (Foto: Alesp)

Desde a retomada dos prazos estabelecidos pelo Contran para o serviço de renovação de CNH, em novembro de 2021, 24 mutirões já foram realizados, com mais de 50 mil atendimentos. 

Saiba o passo a passo para renovação da habilitação

Para renovar a CNH, é necessário realizar o agendamento gratuitamente pelo Portal do Poupatempo, ou no aplicativo Poupatempo Digital (disponível no Google Play e na App Store). O atendimento também pode ser via Whatsapp, ou até mesmo presencialmente em um dos totens de autoatendimento. 

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, basta selecionar a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Departamento de Trânsito. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada (EAR), é necessário que se faça também o exame psicológico.

Para as renovações das categorias C, D ou E, o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.

Com a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão da CNH (R$ 116,50) e aguardar orientações via e-mail para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico e fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, além da CNH digital, o cidadão receberá a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Arthur Quaresma
Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

ASSISTA AGORA