Uber para caminhoneiros já existe e dá para fazer uma boa renda extra

Um Uber para caminhoneiros. A JSL, maior empresa de logística do país, está desenvolvendo um aplicativo semelhante aos de transporte de pessoas usado nas cidades, mas para cargas.

Chamado de Torre de controle, a plataforma quer reduzir a taxa de ociosidade de cerca de 30% com uma proposta inovadora: conectar os mais de 1,6 caminhoneiros autônomos com a demanda do transporte de cargas. 

Uber para caminhoneiros já existe - conheça as opções - Foto: Freepik
Uber para caminhoneiros já existe – conheça as opções – Foto: Freepik

Uber para caminhoneiros

A ideia por trás do Torre de controle é reduzir as ineficiências que encarecem os serviços.

A principal delas é o chamado retorno vazio, ou seja, quando o caminhoneiro faz o trajeto de volta sem carga. Outro ponto a ser solucionado é o tempo de espera entre um frete e outro.

A Torre de Controle pretende solucionar essas e outras problemáticas enfrentadas por ambas as partes: contratante e contratado.

É uma versão mais ampla da Truckpad, uma startup que já conta com uma solução em que as cargas são oferecidas e os profissionais escolhem o frete que lhe interessar.

No começo do ano, a JSL comprou a TruckPad, que decidiu impulsionar a plataforma, a fim de digitalizar os processos logísticos.

“A gente já tinha a intenção de criar uma plataforma para digitalizar a logística, mas a aquisição da Truckpad turbinou esse projeto” diz Ramon Alcaraz, CEO da JSL em entrevista ao Jornal O Globo.  

JSL prepara app, mas outras empresas já possuem suas próprias soluções - Foto: Pexels
JSL prepara app, mas outras empresas já possuem suas próprias soluções – Foto: Pexels

Outros apps oferecem propostas semelhantes

Não quer esperar pelo Torre de Controle? Veja essas outras opções de “Uber dos caminhões”:

Quero Frete – Disponível para Android e navegador, faz a intermediação entre caminhoneiro e cliente.

O motorista se cadastra gratuitamente, informando detalhes do serviço, como veículo usado, carga, tipo de carroceria, etc e depois de aprovado já pode pegar as cargas. Tudo fácil e rápido.

Fretebras – Um dos apps de frete mais populares, o Fretebras é completo, e aceita o cadastro desde carros menores, como Fiat Fiorino, picapes, até caminhões bi train.

São mais de 44 mil fretes disponíveis em todo o Brasil. O cadastro é simples e em poucos dias o motorista já pode pegar carga.

Freto – Com mais de 125 mil caminhoneiros cadastrados, o Freto está disponível para Android.

Ele permite que os caminhoneiros encontrem cargas disponíveis para transporte e oferece recursos como cotação de frete, rastreamento de cargas e informações sobre rotas.

Com ele, o “match” acontece em poucos minutos.

Carga24h – É outro aplicativo de frete que conecta transportadoras e caminhoneiros autônomos.

É um marketplace para oferta, contratação e rastreio de cargas, que permite a negociação diretamente com as transportadoras.

Veja também: Caminhão da Mercedes revoluciona o setor com alcance de 1.000 km por dia

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar