Uber inicia viagens com robotáxi nos Estados Unidos
Uber e Waymo expandem parceria e iniciam serviço de robotáxis em Atlanta, EUA, a partir de 24 de junho de 2025, cobrindo 168 km² no centro da cidade, um marco para a mobilidade autônoma.
A Uber e a Waymo deram mais um passo em sua colaboração estratégica nos Estados Unidos, iniciando nesta terça-feira, 24 de junho de 2025, a oferta de viagens com robotáxis autônomos em Atlanta. A capital da Geórgia se torna o segundo mercado onde as gigantes da tecnologia se unem, em vez de competir, após a bem-sucedida implementação em Austin.
Uber inicia viagens com robotáxi nos Estados Unidos
Dezenas de veículos autônomos da Waymo começarão a operar em uma área de 168 quilômetros quadrados em Atlanta, incluindo o movimentado centro da cidade. Esta expansão reforça a aposta de ambas as empresas na viabilidade e na popularização dos veículos autônomos para o transporte de passageiros.
A parceria entre Uber e Waymo é um marco importante no desenvolvimento e na adoção da tecnologia de direção autônoma. Em vez de disputar o mesmo mercado com suas próprias frotas de veículos autônomos, as empresas optaram por uma abordagem colaborativa.
Uber e Waymo iniciam viagens com robotáxi em Atlanta _ Foto: Reprodução
Essa sinergia permite que a Uber integre a avançada tecnologia de veículos autônomos da Waymo em sua vasta rede de usuários e plataforma de mobilidade, enquanto a Waymo ganha acesso a uma base de clientes já estabelecida e à experiência da Uber em logística de transporte.
A escolha de Atlanta como o segundo mercado para essa parceria demonstra a confiança das empresas no potencial da cidade para absorver e se adaptar a essa nova modalidade de transporte. A área de cobertura de 168 km², que inclui o coração urbano de Atlanta, indica uma intenção de atender tanto o tráfego corporativo quanto o turístico, oferecendo uma opção de mobilidade inovadora e de alta tecnologia.
A expansão das operações de robotáxis para grandes cidades como Atlanta aponta para um futuro onde os veículos autônomos desempenharão um papel cada vez mais central na mobilidade urbana. A promessa é de maior eficiência, segurança e, eventualmente, custos mais baixos para os usuários.
Embora o caminho para a adoção em massa ainda tenha desafios regulatórios e tecnológicos, a parceria entre Uber e Waymo acelera significativamente esse processo, pavimentando o caminho para que mais cidades em todo o mundo possam, em breve, contar com frotas de robotáxis.
O que você pensa sobre a chegada dos robotáxis em grandes cidades? Você se sentiria confortável em usar um serviço de transporte autônomo? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.