Turismo de estrada exige preparação para uma boa experiência

Turismo de estrada exige preparação para uma boa experiência
Foto: Pixabay

As viagens de carro têm ganhado cada vez mais espaço, principalmente como uma forma de ter novas experiências e passar um tempo conhecendo diferentes lugares. Com a situação atual, essa é uma das formas encontradas por muitos de poder aproveitar momentos de forma um pouco mais segura. A retomada do turismo doméstico também estimulou a troca do avião pelos veículos. Leia mais sobre o turismo de estrada e sua preparação!

As viagens de carro têm ganhado cada vez mais espaço
Foto: Pixabay

Turismo de estrada para quem busca viagens um pouco mais longas ao volante

Para quem busca viagens um pouco mais longas ao volante, o que vale é o contato com a paisagem e desfrutar o momento, seja qual for o roteiro. Assim, a preparação torna-se fundamental, até como um estímulo envolvente antes de chegar a hora de estar de fato na estrada. Vamos listar aqui algumas etapas importantes nesse processo. Veja a seguir:

Planejamento e roteiro

A preparação é fundamental para que um bom projeto do turismo de estrada dê certo. Os imprevistos podem existir, mas você terá condições de contorná-los se tiver feito o dever de casa nesse processo crucial antes de pegar a estrada por muitos dias.

As garantias para que tudo possa correr bem é a chave do sucesso em muitas situações na vida, seja na busca de crescimento na carreira, seja para ter um melhor desempenho em esportes como corrida ou poker, ou mesmo colocar em prática um plano de viagem.

Tente responder mentalmente os seguintes pontos e depois colocar no papel as definições:

  • Quantos dias tenho disponível;
  • Vou viajar sozinho ou acompanhado;
  • Qual tipo de veículo;
  • Quais locais gostaria de conhecer, qual a distância entre eles;
  • Quanto posso gastar nessa experiência; quanto tempo preciso para me preparar e colocar em prática o plano.

Veja que esses fatores estão de certa forma conectados e todos eles precisam se encaixar bem para o seu esboço de viagem.

planeje bem o roteiro para o turismo de estrada
Foto: Mala de aventuras

Definições de rota

O roteiro vai sendo aprimorado à medida que avança nas respostas de forma mais específica e objetiva. E você só terá condições de costurar essa rota, do turismo de estrada, com muita pesquisa:

  • dos locais;
  • pontos e vias de acesso;
  • das condições de clima e estrada;
  • de pedágios e tráfego;
  • infraestrutura da região: como postos de combustíveis, pontos de parada e restaurantes;
  • experiências anteriores de outros aventureiros;
  • recomendações de autoridades; de legislação de trânsito local etc.

Esteja seguro de que conhece bem todos os aspectos do roteiro e de que é viável colocá-lo em prática, mesmo que você seja daqueles que prefere se surpreender e deixar para tomar decisões ao longo do caminho. Não ter um script engessado também fazer parte da experiência e da sensação de liberdade.

É possível aproveitar dessa forma desde que tenha conhecimento das possibilidades reais e esteja preparado para tomar decisões sem riscos, por isso estudar a rota e fazer o dever de casa pré-viagem são tão fundamentais.

Checklist e revisão

Com o plano já estruturado, faça um checklist de acordo com o tipo e modelo do veículo que será utilizado para enfrentar a estrada. Ele precisa conter os itens básico de uma revisão veicular: estado dos pneus, itens obrigatórios e estepe, calibragem, alinhamento e balanceamento e motor e sistema elétrico.

Mas também faça uma lista de tudo que possa ser relevante para a viagem, como acessórios necessários, capacidade e consumo médio de combustível, limpeza e outras manutenções preventivas. Aqui também podem entrar o compartimento para bagagem e objetos pessoais, mapas físicos e digitais, carregadores e cabos, aplicativos para smartphone ou computador de bordo, incluindo os que funcionem offline, por exemplo.

faça uma lista de tudo que possa ser relevante para a viagem, como acessórios necessários, capacidade e consumo médio de combustível, limpeza e outras manutenções preventivas.
Foto: R7

Aproveite e leia: 10 roteiros aventureiros para fazer com sua moto

Documentação

Separe os documentos em dois grupos: pessoais e do veículo. Garanta que tenha todos os originais e cópias digitais de fácil acesso. Faço isso com muita antecedência, assim poderá conferir a tempo e verificar a validade. Devem estar em dia a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), todos os impostos e o seguro do veículo.

Dependendo do seu roteiro, é preciso estar atento para a necessidade de outra documentação: como identificação válida exigida no destino, passaporte ou outras exigências. Um seguro de viagem é outro ponto que pode ser essencial. Certifique-se também que tem carteira de vacinação, incluindo certificado de imunização contra Covid-19, se for o caso.

é preciso estar atento para a necessidade de outra documentação: como identificação válida exigida no destino, passaporte ou outras exigências
Foto: reprodução

Alternativas para imprevistos

Tenha um plano B. Não é possível prever tudo que possa acontecer, mas é possível estar preparado para algumas situações específicas. Os pontos anteriores da preparação vão facilitar na tomada de decisão e na hora de refazer a rota, com ou sem GPS.

Durma bem todos os dias antes de pegar a estrada, refaça seu checklist, revise os itens do veículo, consulte a previsão do tempo e a situação do tráfego. Crie essa rotina diária na estrada. Veja se tudo que é importante está a mão, fácil de encontrar e de pegar. Coma bem. Hidrate-se. E boa viagem!

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

 

ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar