Este guia é um alerta para quem tem câmbio automático. Afinal, dirigir um veículo com essa configuração também exige cuidados no trânsito e com a manutenção preventiva.
A seguir, o Garagem360 lista 5 pontos de atenção que não podem ser ignorados pelos condutores. O 3º, aliás, prejudica (e muito) a eficiência do câmbio. Confira!
O que danifica o câmbio automático?
Colocar em ‘P’ ou ‘R’ com o veículo em movimento
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Consequências: danifica elementos da transmissão automática, como engrenagem, inclusive quando o veículo está em baixa velocidade.
‘Segurar’ o veículo no aclive com acelerador
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Consequências: estraga a embreagem e, caso seja um hábito contínuo, a troca precoce deste item pode ser necessária;
Excluir a troca de óleo de câmbio da manutenção preventiva
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Consequências: se ocorrer algum vazamento, ele diminui o nível de lubrificante. Isso aumenta o atrito entre as partes internas. Para piorar, a temperatura fica bastante alta, o que é prejudicial para veículos automáticos
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Além disso, a eficiência do câmbio também pode ser afetada, uma vez que o óleo pode ser contaminado por agentes externos
Fazer motor ‘pegar no tranco’
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Consequências: teoricamente, isso seria possível com o câmbio automático. Porém, na prática, o resultado não é positivo, pois o sistema de injeção de combustível também precisa de eletricidade para funcionar
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Outro problema é que a chance de acabar, de vez, com a transmissão do veículo é muito alta. Portanto, a tentativa de ‘pegar no tranco’ não é a melhor estratégia para automáticos
Posicionar o câmbio em ‘neutro’ ao parar em engarrafamentos
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Em carros manuais, esse comportamento é indicado porque, ao manter o pedal da embreagem pressionado enquanto o veículo está inerte, preserva o componente
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Nos carros automáticos, por sua vez, a orientação é manter na posição ‘D’ e não largar o pé do freio. Isso é bom por dois motivos: primeiro, o sistema hidráulico fica pressurizado. Segundo, os componentes não perdem a sua lubrificação.
Quer evitar esses erros? Assista ao vídeo abaixo e aprenda como dirigir carro automático do jeito certo. É só dar o play:
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Quais são os problemas do câmbio automático?
Dificuldade do câmbio para permanecer na marcha selecionada, trancos contínuos durante a troca de marcha, vazamento de fluídos, bem como rangidos, batidas, assobios ou qualquer outro ruído anormal no veículo.
Portanto, além de evitar os erros descritos no tópico anterior, o Garagem360 recomenda que você preste atenção no comportamento do seu automóvel. Assim, será mais fácil manter o câmbio do seu filho funcionando corretamente.
Confira também: Manutenção de carro automático vs carro com marcha: qual a diferença?