Confira 5 dicas para ter o primeiro carro automático sem dores de cabeça

O sonho de muitas pessoas é comprar um carro novo. E se ele vier recheado de equipamentos que tornam o trajeto mais confortável é melhor ainda. O câmbio automático é um item que preenche este requisito. Afinal, ele traz mais conforto na hora de enfrentar o trânsito, visto que você não irá precisa mudar de marcha. Mas você precisa tomar um pouco de cuidado ao manuseá-lo. Veja aqui 5 dicas para ter o primeiro carro automático sem dores de cabeça.

Foto: Pixabay.com

Confira 5 dicas para ter o primeiro carro automático sem dores de cabeça

5 dicas para ter o primeiro carro automático sem dores de cabeça / 1 – Subidas e decidas

5 dicas para ter o primeiro carro automático sem dores de cabeça
Foto: Pixabay.com

A nossa dica para quem está em seu primeiro carro automático é com relação a subidas e decidas. Um deles é segurar o veículo em subidas usando o acelerador. Isso poder ser uma mã ideia, visto que este “truque” pode gerar diversos prejuízos financeiros. No caso, estamos falando dos problemas no sistema de embragem que esta ação pode causar e aumento do consumo de combustível. Especialistas recomendam o uso dos freios.

Outro detalhe importante é evitar que a transmissão trave. Neste caso, ao estacionar em declives/aclives, você precisa acionar o freio de mão em primeiro lugar. Colocar o câmbio na posição P vem logo em seguida. Na hora de sair, você precisa colocar a alavanca da transmissão em D e depois acionar o freio de mão.

2 – Bateria

5 dicas para ter o primeiro carro automático sem dores de cabeça
Foto: Pixabay.com

Falaremos agora de um dos componentes mais importantes de um carro. Conforme já explicamos aqui no Garagem360, a bateria é responsável pelo funcionamento de vários equipamentos do carro. Dentre eles, destaque para o rádio. Sem falar que é fundamental para o carro dar a partida. Normalmente, quando ela está com problemas, o carro não pega. E você não deve forçar o veículo quano isso acontecer.

Isso porque pode desgastar a caixa automática. Sem falar que o motor também ser prejudicado. Caso você tenha problemas em ligar seu carro, chame o seguro ou um mecânico de confiança. Você pode conferir mais dicas sobre baterias automotivas neste link.

3 – Sentar em cima da perna esquerda

5 dicas para ter o primeiro carro automático sem dores de cabeça
Foto: Pixabay.com

Mais uma dica bastante simples sobre o uso do câmbio automático. Nos primeiros dias de uso, é bastante comum confundir os pedais. Afinal, o carro com uma transmissão automática não traz o pedal de embreagem. Ou seja, dificilmente usaremos tanto o pé esquerdo. E para não se confundir, é recomendado sentar sobre a perna esquerda. Deixando a função de acelerar e frear o veículo com o pé direito.

4 – Troca do fluído

5 dicas para ter o primeiro carro automático sem dores de cabeça
Foto: Pixabay.com

A manutenção do câmbio é outro tópico interessante e ele entra na quarta posição desta lista das 5 dicas para ter o primeiro carro automático sem dores de cabeça. Afinal, a saúde do carro é muito importante. Uma ação bastante importante é a troca do fluído. O lubrificante é vital para a limpeza de todos os componentes da transmisssão. Para realizar esta troca, você deve consultar o manual do veículo, primeiramente. Ele irá mostrar o tempo exato para a troca. Este serviço deve ser feito por um mecânico confiável.

5 -Troca da Água do radiador

5 dicas para ter o primeiro carro automático sem dores de cabeça
Foto: Pixabay.com

Por fim, mais uma dica de manutenção para o seu câmbio automático não te deixar na mão. A troca da água do radiador também pode ser importante. Isso porque este item serve para evitar o superaquecimento do câmbio (que poderia prejudicar vários componentes). Lembrando que a água do radiador também serve para refrigerar o propulsor do veículo.

Com informações de Webmotors/Auto Papo/Pemavel

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar