Os pneus das motocicletas não possuem um tempo previsível de vida útil. Assim, há muitas dúvidas de quando deve ser feita a troca dos pneus da moto. Por exemplo, a quilometragem pode ser um parâmetro, embora existam outros.
A seguir, você confere dicas de quando saber se é hora de trocar os pneus da sua moto!
Quando é hora da troca dos pneus da moto?
Sulcos de 1,0 mm
O sulco de um pneu de moto deve ser de 1,0 mm, de acordo com a legislação brasileira. Profundidades abaixo desta faixa requerem a troca. Além disso, se um motociclista for flagrado circulando com um dos pneus da moto em desacordo com este índice, está sujeito à multa.
Leve sempre a motocicleta para uma revisão, a fim de manter os pneus conforme a legislação exige.
Desgaste dos pneus
De acordo com a Yamaha, o desgaste causado pelo tempo de uso indica que os pneus precisam de substituição. No caso, independentemente da quilometragem da motocicleta.
Isso porque a temperatura do asfalto, as condições em que moto é guardada, a pressão da calibragem e outros fatores interferem em mais ou menos desgastes dos pneus.
Assim, a dica é observar bem, por exemplo, as laterais dos pneus, o centro e componentes do conjunto das rodas. Anormalidades percebidas, vale passar em uma oficina de confiança e se certificar da necessidade de trocar.
Enfim, a quilometragem!
Muitos motociclistas usam os parâmetros de 4 a 12 mil km rodados para trocar os pneus da moto. No entanto, se os pneus estiverem em boas condições e dentro do prazo de validade (que é, em geral, de 5 anos) é possível rodar até mais de 20 mil km com os pneus, sem problemas.
No caso, porém, é preciso tomar alguns cuidados, como:
- Pressão
É um dos principais fatores para aumentar a durabilidade dos pneus das motos. Ou seja, é fundamental manter a calibragem adequada.
Isso porque circular com pressão abaixo do recomendável favorece desgastes e reduz a eficiência na dirigibilidade. Além disso, compromete a segurança no trânsito.
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- Peso transportado
É fundamental, também, sempre respeitar os limites do que é transportado na moto. Para isso, consulte as regras do fabricante. Também, ao levar o limite máximo, calibre os pneus com a pressão indicada.
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- Aceleração e frenagem
Toda vez que aceleramos a moto, acabamos por transferir a força do motor para o pneu traseiro. Então, se a transferência for brusca, haverá desgastes nos pneus.
O mesmo ocorre ao frear ou reduzir a marcha da moto de maneira brusca. Isso aumenta o atrito da borracha com o solo e ocorre o desgaste.
Portanto, para aumentar a vida útil dos pneus, é importante pilotar sempre de forma progressiva. Isso significa nunca acelerar com tudo e fazer derrapagens com a roda traseira na hora da frenagem, certo?
- Cuidados com as altas temperaturas
O calor do asfalto é mais um fator de desgaste precoce dos pneus. Assim, quanto mais alta a temperatura da superfície, mais a moto requer cuidados com a calibragem e um estilo sem agressões, que acabam por danificar os pneus.