Toyota SW4 acumula 3 décadas de vendas no Brasil; veja história do SUV
Relembre a história do Toyota SW4, SUV de sete lugares que está há 30 anos no mercado brasileiro e foi o primeiro modelo da marca no segmento
O Toyota SW4 foi apresentado no mercado brasileiro em 1992, junto com outros nomes da marca, como Corolla, Hilux e Camry. Juntos, eles atingiram o marco de 2 milhões de unidades produzidas. Veja a seguir a história do SUV no Brasil.
Relembre a história do Toyota SW4 no mercado brasileiro
O mercado brasileiro abriu as portas para a importação em 1990. Já em 1992, a Toyota iniciou as vendas de alguns modelos, os mesmos apresentados no Salão Internacional do Automóvel em 1992. Entre eles estava a 2ª geração do utilitário SW4. Ele foi o veículo que inaugurou o segmento SUV no portfólio da Toyota por aqui.
Oferecido com tração 4×4 e motor quatro cilindros 2.8 8V com 88 cv, o modelo emplacou 233 unidades em menos de dois meses. A partir da recepção dos consumidores brasileiros, atualizações na motorização e versões equipadas com motor 2.4 quatro cilindros, de 116 cv, e 3.0 V6, de 152 cv, foram oferecidas nos anos seguintes.
Em 1996, com a chegada da 3ª geração, o interior do modelo foi redesenhado, ganhou novas lanternas e a opção de dois bancos adicionais na última fileira, transformando o Toyota SW4 num SUV de sete lugares.
Novas motorizações também foram introduzidas nesta geração a pedido dos consumidores, como o 2.7 16V de quatro cilindros a gasolina, com 152 cv, o 3.4 24V V6 a gasolina, de 186 cv, e o 3.0 8V de quatro cilindros turbodiesel, com 116 cv.
Em 1999, o SUV recebeu uma atualização na dianteira, com novos para-choques e grades, garantindo um ar mais imponente.
Início da importação da Argentina
Ao todo, foram importadas do Japão 17.623 unidades até 2003. A partir daí, assim como a picape Hilux, a 4ª geração do SW4 também chegaria importada da Argentina sob o slogan “Revolução Total”.
Com a introdução da nova geração, o modelo passou a oferecer motores a gasolina, 2.7 16V de quatro cilindros (158 cv) e 4.0 24V V6 (238) nas versões de sete lugares, com opção de tração 4×4;
Em 2012, o SUV recebeu motor quatro cilindros 2.7 16V com tecnologia flex, até então inédita no segmento, e sistema multimídia. A 5ª geração e atual geração, que desembarcou no Brasil em 2016, contava com as motorizações diesel 2.8 16V quatro cilindros, com 177 cv, e a gasolina 4.0 24V V6, com 238 cv.
Nesta geração, o SW4 trazia sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para motorista) a partir da versão SRX. Em 2018, chegava ao mercado a versão Diamond, com mais itens de requinte, sofisticação e conveniência.
Em 2021, o SW4 desta geração recebe seu primeiro facelift, com aumento de potência nas versões diesel (204 cv), bem como a inclusão de itens de segurança nas versões SRX, como controle de velocidade adaptativo e frenagem automática de emergência, itens do pacote Toyota Safety Sense.
Em 2021, houve ainda o retorno da versão Diamond ao portfólio, mais sofisticada, e a introdução da versão esportiva GR-Sport, com ajustes de suspensão. Na linha 2023, o utilitário esportivo recebeu 20 cv extras na versão GR-Sport, agora com 224 cv.
Ao todo, desde o início das importações, o SW4 já vendeu mais de 190 mil unidades em todo o País. Os principais concorrentes do modelo atualmente são o Chevrolet Trailblazer e o Jeep Commander TD380.
Avaliação | |
---|---|
Conjunto mecânico | ★★★★★ |
Espaço interno | ★★★★★ |
Tecnologia | ★★★★★ |
Conectividade | ★★★★★ |
Acabamento | ★★★★★ |
Impressões ao volante | ★★★★★ |
Vale a pena comprar? | ★★★★★ |
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.