Toyota planeja Yaris Cross híbrido mais barato abaixo de R$ 170 mil
Toyota planeja Yaris Cross híbrido mais barato, custando abaixo dos R$ 170 mil, mas com menos equipamentos para enfrentar rivais
Alívio no bolso! A Toyota acaba de lançar o Yaris Cross com preços polêmicos, mas já admitiu nos bastidores que uma versão híbrida mais barata é necessária para ganhar volume de vendas. A estratégia segue os passos do irmão maior Corolla sedã. Será que rola? Acompanhe o Garagem360 e descubra!
Preços ‘salgados’ do Yaris Cross decepcionam consumidores
Após mais de dois anos de espera desde sua revelação global, o Toyota Yaris Cross finalmente desembarcou no Brasil durante o Salão do Automóvel. No entanto, o entusiasmo dividiu espaço com o susto nos preços. Sendo o primeiro SUV compacto híbrido pleno (HEV) do país, a Toyota posicionou o carro com valores elevados:
- Combustão de entrada: R$ 161.300;
- Híbrido de entrada (XR): R$ 172.300;
- Híbrido topo de linha: Chega a R$ 189.000.
Essa tabela colocou o modelo distante da faixa de preço onde o grande volume de vendas acontece, gerando críticas imediatas de muita gente.
Toyta Yaris Cross vai ter versão mais barata?
Reconhecendo a barreira de entrada, a Toyota já estuda uma solução. Segundo informações apuradas pelo portal Auto+, a marca considera lançar uma versão híbrida com lista de equipamentos reduzida para baixar o preço final.
Rogério Sasaki, gerente de planejamento da Toyota, confirmou que existe espaço para o modelo descer de categoria. “Se a gente quiser crescer o volume, você precisa de uma versão mais ‘decontent’ [menos equipada]”, afirmou o executivo.
A ideia é atacar o segmento abaixo de R$ 150 mil ou R$ 160 mil, uma faixa de mercado vital que hoje é dominada por versões a combustão de outras marcas. Embora não haja data confirmada, a movimentação é dada como certa nos bastidores para garantir a competitividade do SUV.
A tática do “Corolla pelado”
Mas essa estratégia não é inédita. A Toyota aplicou exatamente o mesmo movimento no Corolla Sedã em setembro deste ano. Para torná-lo mais acessível, lançou a versão GLi Hybrid (R$ 189 mil), retirando itens de luxo da versão Altis (R$ 199 mil) para baixar a etiqueta. O Yaris Cross deve seguir o mesmo caminho.
Sombra do Honda WR-V
A pressa da Toyota em ajustar o preço tem nome e sobrenome: Honda WR-V. O principal rival japonês custa R$ 149.900 em sua versão topo de linha.
Embora o WR-V não tenha motorização híbrida, a diferença de mais de R$ 22 mil entre o Honda mais caro e o Yaris Cross Híbrido mais barato é um abismo que pode afastar muitos compradores racionais.
Você prefere pagar mais barato em um Yaris Cross híbrido com menos equipamentos ou acha que um carro dessa categoria tem obrigação de ser completo? Comente abaixo!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.


