Toyota: Não vamos empurrar carros elétricos em mercados onde não há demanda
A Toyota reforça sua estratégia de não forçar a eletrificação em todos os mercados, investindo na evolução de motores a combustão mais versáteis. Entenda a visão da marca sobre o futuro da mobilidade.
Enquanto grande parte da indústria automotiva se concentra em uma transição acelerada para os carros 100% elétricos (BEVs), a Toyota adota uma abordagem mais pragmática e diversificada. A montadora japonesa reafirma sua crença na evolução dos motores a combustão, destacando que eles ainda têm um papel crucial, especialmente em mercados onde a demanda por veículos elétricos não é alta.
Toyota: Não vamos empurrar carros elétricos em mercados onde não há demanda
A Toyota está desenvolvendo uma nova linha de motores a gasolina, em parceria com a Subaru e a Mazda, que são mais leves e compactos. Esses motores foram projetados para se adaptar a diferentes tipos de plataformas e veículos, desde os híbridos tradicionais até modelos movidos a hidrogênio ou elétricos de autonomia estendida (EREVs).
A ideia é que a marca tenha a flexibilidade de oferecer a tecnologia mais adequada para cada mercado.
A versatilidade dos novos motores de 1.5 e 2.0 litros permite que eles funcionem como geradores em EREVs, carregando as baterias enquanto o motor elétrico move o carro. Essa configuração já será usada em modelos como o SUV Highlander e a minivan Sienna, na China.
A estratégia global da Toyota
Em entrevista à Automotive News Europe, Andrea Carlucci, vice-presidente de estratégia de produtos e marketing da Toyota Europa, explicou a visão da empresa. “Espero que possamos estabelecer os BEVs da Toyota nos mercados onde eles vendem bem, mas não vamos empurrar os BEVs em mercados onde não há demanda”, afirmou.
Essa postura demonstra que a Toyota não pretende forçar a eletrificação em regiões que ainda não têm a infraestrutura de recarga ou a aceitação do consumidor para os elétricos. Em vez disso, a empresa aposta na evolução da tecnologia de motores a combustão, tornando-os mais eficientes e sustentáveis, sem abandonar por completo os entusiastas de carros.
Os novos motores também poderão ser alimentados por biocombustíveis, combustíveis sintéticos e hidrogênio. Além disso, versões turboalimentadas do motor 2.0 litros equiparão os modelos de alto desempenho da Gazoo Racing, com mais de 600 cv.
A abordagem da Toyota em adaptar a tecnologia a cada mercado é a mais sensata para o futuro da indústria automotiva? Ou as montadoras deveriam focar apenas na eletrificação total?
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.