Toyota lança “Corolla Cross elétrico” (bZ3X) pelo equivalente a R$ 158 mil

A Toyota lança o SUV elétrico bZ3X (R$ 158 mil) em Hong Kong, tornando-o seu modelo mais acessível. Desenvolvido em parceria com a GAC, o bZ3X RHD tem 565 km de autonomia, motor de 150 kW e bateria LFP, mirando a expansão global.

Toyota lançou oficialmente a versão com volante à direita (RHD) do seu SUV elétrico, o bZ3X, em Hong Kong. Com preço inicial de HKD 229.600 (aproximadamente US$ 29.500 ou R$ 158.415 na cotação de R$ 5,37), o bZ3X se torna o modelo mais acessível da Toyota na cidade, desbancando o Sienta Luxury, que custava HKD 239.460 (cerca de US$ 30.800 ou R$ 165.400).

Toyota lança “Corolla Cross elétrico” (bZ3X) pelo equivalente a R$ 158 mil em Hong Kong

O bZ3X é um projeto colaborativo entre GAC-Toyota, GAC Group e Toyota Motor Corporation, sendo produzido na fábrica da GAC Toyota em Guangzhou. O modelo já é um sucesso na China desde março de 2025, com mais de 46.000 unidades vendidas.

O lançamento em Hong Kong é estratégico. Com a penetração de carros elétricos novos se aproximando de 70% na cidade, a Toyota precisava de um veículo elétrico com preço competitivo. Segundo Wen Dali, vice-presidente executivo da GAC Toyota, o bZ3X “preenche a lacuna na linha de modelos da Toyota em Hong Kong e atende à demanda local”.

Toyota lança “Corolla Cross elétrico” (bZ3X) pelo equivalente a R$ 158 mil em Hong Kong – Foto: China News

A versão RHD foi especificamente atualizada para o uso urbano local, com recursos otimizados para as ruas estreitas, estacionamento apertado e o tráfego de alta frequência da cidade.

O bZ3X RHD é equipado com um motor síncrono de ímã permanente de 150 kW e uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 70,0 kWh. O conjunto oferece uma autonomia NEDC de 565 km (o que equivale a aproximadamente 500–520 km no padrão CLTC, mais realista).

Dimensões e Carregamento

  • O SUV mede 4.600 mm de comprimento e tem um entre-eixos de 2.765 mm.

  • Suporta carregamento rápido de 90 kW CC e 6,6 kW CA.

  • Inclui a funcionalidade Veículo para Carga (V2L), permitindo fornecer energia externa.

Foto: China News

A cabine apresenta um painel de instrumentos digital de 8,88 polegadas e uma tela sensível ao toque central de 14,6 polegadas, que integra navegação e controles. O conforto é garantido por recursos como Apple CarPlay sem fio, controle de voz em inglês, sistema de áudio Yamaha com 11 alto-falantes e bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação.

Para atrair o consumidor de Hong Kong, a Toyota incluiu benefícios localizados, como:

  • Três anos de carregamento gratuito.

  • Garantia vitalícia da bateria.

  • Assistência rodoviária transfronteiriça entre Hong Kong e Shenzhen.

O bZ3X representa a entrada do primeiro veículo elétrico desenvolvido na China, com padrão Toyota, no mercado de volante à direita. Ele demonstra a capacidade da Toyota de combinar desenvolvimento localizado com padrões globais de qualidade. Com o sucesso em Hong Kong, o modelo RHD tem potencial para ser expandido para outros mercados importantes de volante à direita, como Japão, Reino Unido, Singapura e Austrália.

Foto: China News

Com um motor potente, 500 km de autonomia e preço competitivo, o bZ3X seria um sucesso no Brasil? Deixe sua opinião sobre o SUV elétrico da Toyota nos comentários!

Leia aqui: O microcarro do futuro: Toyota FT-Me chegando

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.