Toyota Hilux lidera ranking de picapes seminovas mais valorizadas

A Toyota Hilux na versão 2.7 SR 4×2 Flex, ano 2020, lidera ranking de picapes seminovas mais valorizadas no mercado brasileiro, com acréscimo de preço de 21,6% em um ano. Além dessa, a Hilux emplacou outras duas versões no top 10 no levantamento realizado pela plataforma Mobiauto.

A startup do segmento de compra e venda online de automóveis, realizou uma pesquisa em sua base de dados para verificar o comportamento de preços, entre junho e agosto deste ano, de sete picapes de médio/grande porte comercializadas no País. Confira os detalhes a seguir.

Picapes seminovas mais valorizadas: bom negócio depende da versão

Fiat Toro 2023
Fiat Toro Volcano 2.4 AT9 4×2 Flex ficou em segundo no ranking de picapes seminovas mais valorizadas (Foto: Divulgação/Fiat)

A equipe de Estatísticas da Mobiauto encontrou um resultado curioso: dos sete modelos verificados no levantamento (Chevrolet S10, Fiat Toro, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier, Toyota Hilux e VW Amarok), cinco deles colocaram versões entre as dez picapes seminovas mais valorizadas e as dez mais depreciadas do País – as exceções foram a Amarok e a Ranger. 

Em outras palavras: comprar uma picape seminova (anos 2020 e 2021) no mercado brasileiro pode significar um mau ou um bom negócio.  Tudo vai depender da versão escolhida.

“Esse tipo de minúcia só aparece quando você possui um banco de dados gigantesco para apurar as ofertas e as demandas, mas principalmente quando você utiliza a inteligência de um time de estatística para interpretar o comportamento do mercado”, afirma o consultor automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto.

A pesquisa abrangeu unidades seminovas (modelo 2020 e modelo 2021) dessas picapes, apanhando as cotações médias de versões a diesel e flex apuradas entre junho e agosto de 2021, em comparação com o mesmo período deste ano. Na média geral, as caminhonetes valorizaram 3,47% em um ano.

Variação de preço entre versões de picapes independe de combustível

Chevrolet S10 Cabine Dupla 2023
Chevrolet S10 (Foto: Divulgação/GM)

O mais curioso após a aferição das variações de preços foi, de fato, a presença de algumas versões de S10, Toro, L200, Frontier e Hilux entre as mais picapes seminovas valorizadas e também entre as que mais perderam cotações. E isso não está relacionado diretamente ao combustível.

A S10 a gasolina tem uma versão, a 2.8 CTDI LT 4WD Cabine Dupla, modelo 2021, que foi a quinta picape que mais valorizou no País, com alta de 9,37% em um ano. Em compensação, a 2.5 Ecotec SIDI LTZ 4WD Cabine Dupla 2020 anotou o quinto pior resultado de toda a pesquisa, com queda de 2,35%. 

Veja o ranking das 10 picapes seminovas mais valorizadas, com seus percentuais de ganho:

  1. Toyota Hilux 2.7 SR 4×2 Flex 2020 – 21,6%
  2. Fiat Toro Volcano 2.4 AT9 4×2 Flex 2020 – 13,75%
  3. Nissan Frontier 2.3 TD CD LE 4×4 2021 – 10,92%
  4. Toyota Hilux 2.8 TDI SRV CD 4×4 2020 – 9,64%
  5. Chevrolet S10 2.8 CTDI LT 4WD 2021 – 9,37%
  6. Mitsubishi L200 Triton Sport 2.2 DID-H GLS 4WD 2021 – 8,6%
  7. Chevrolet S10 2.8 CTDI High Country 4WD 2021 – 7,93%
  8. Nissan Frontier 2.3 TD CD XE 4×4 2020 – 7,58%
  9. Chevrolet S10 2.5 Ecotec SIDI LTZ 4WD 2021 – 7,33%
  10. Toyota Hilux 2.7 SRV CD 4×2 Flex 2020 – 7,21%

Escassez de 0km explica valoriação das picapes seminovas

Nissan Frontier teve a versão mais desvalorizada (Foto: Divulgação/Nissan)

Castro Jr. afirma que ao analisar o detalhamento do comportamento de preços de cada picape que mais valorizou e das que mais perderam preços, encontram-se motivos variados.

“Algumas versões tiveram vendas acentuadas para frotistas, que acabaram despejando grandes volumes de seminovas de uma só vez – e isso reduziu os preços”, destaca o consultor automotivo. 

“Para explicar as altas, eu diria que a falta de modelos zero km acentuou a valorização de outras versões, o que explica os percentuais mais elásticos. O fato é: o comprador precisa consultar a tabela e apurar caso a caso as versões que são os melhores negócios”, afirma Castro Jr. 

Confira, agora, as picapes que mais depreciaram no último ano, com seus percentuais de desvalorização:

  1. Nissan Frontier 2.3 TD CD S 4×4 2021 – -9,37%
  2. Toyota Hilux SRV 2.8 TDI CD 4×4 2021 – -6,62%
  3. Volkswagen Amarok 2.0 CD 4×4 Comfortline 2020 – -3,41%
  4. Fiat Toro Freedom 1.8 AT6 4×2 2021 – -2,76%
  5. Chevrolet S10 2.5 Ecotec SIDI LTZ 4WD 2020 – -2,35%
  6. Fiat Toro 2.0 TDI Endurance AT9 4WD – -1,54%
  7. Toyota Hilux SRX 2.8 TDI CD 4×4 2021 – -1,48%
  8. Mitsubishi L200 Triton Sport 2.4 GLX 4WD 2020 – -1,08%
  9. Ford Ranger XLT 3.2 Turbodiesel 20V 4×4 2021 – -0,99%
  10. Volkswagen Amarok Extreme 3.0 CD 4×4 TDi 2021 – -0,82%

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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