Já ouviu dizer que a Toyota é esperta e não vai se arriscar no mercado de 100% elétricos, pois está investindo em veículos a hidrogênio. Então me explica essa Toyota Hilux elétrica testada na Austrália?
Toyota Hilux elétrica vem por aí
No final de 2022, a Hilux apresentou o que seria um conceito de picape elétrica chamado Hilux Revo BEV na Tailândia e agora os engenheiros da marca na Austrália avaliaram o primeiro protótipo totalmente elétrico da picape.
E se assemelha muito à Hilux a diesel, com exceção de algumas da grade fechada, saídas de ar mais estreitas e inscrições BEV por toda a carroceria.
Na ocasião, vários clientes e outros parceiros importantes da Toyota também foram convidados a testar o veículo e fornecer feedback.
O intuito é confirmar as capacidades da picape, que embora pareça completo ainda não tem data para chegar ao mercado.
O vice-presidente de vendas, marketing e operações da Toyota Austrália, Sean Hanley, afirmou que o protótipo é um exemplo de como a montadora está avançando no desenvolvimento de veículos elétricos do que a maioria das pessoas imaginava.
“Nossos engenheiros de avaliação e parceiros da indústria confirmaram que este HiLux BEV focado na cidade – embora seja um veículo-conceito – parece, parece e dirige como um modelo de produção”, disse Hanley.
Ele ainda enfatizou a potência do trem de força totalmente elétrico do veículo-conceito e o torque impressionante.
“É mais uma prova do amplo alcance da estratégia multi-caminhos da Toyota para alcançar uma mobilidade livre de carbono, aplicando diferentes soluções de motorização para atender às diferentes necessidades dos utilizadores”, finalizou.
Após a conclusão da avaliação na Austrália, o veículo retornou à Tailândia, onde a Toyota irá montar uma frota de demonstração de táxis compartilhados elétricos baseados na Hilux para o mercado interno.
Toyota pode eletrificar seus principais carros
A decisão da montadora japonesa de enviar seu carro conceito para a Austrália ocorreu pela colaboração próxima com a Toyota Tailândia, que construiu a Hilux BEV.
A ideia é manter diferentes campos de testes como parte dos planos globais da Toyota para eletrificar seus veículos comerciais.
Apesar de ter uma grande presença nos países asiáticos e na Oceania, a empresa deixa a desejar nos Estados Unidos, por exemplo. E lá, a Ford e GM já tem suas representantes no segmento de picapes elétricas.
Para não ficar para trás na corrida dos veículos elétricos, atualmente uma tendência global, a Toyota não perde tempo e já deve estar com uma nova picape elétrica a caminho.