Toyota Hilux elétrica: conceito Revo BEV antecipa picape zero emissão

Com foco na descarbonização, conceito da Toyota Hilux elétrica antecipa futura alternativa sustentável na gama da picape; conheça a novidade

A Toyota revelou, na Ásia, um conceito que antecipa uma futura versão de produção da Hilux elétrica. Chamado de Revo BEV, o modelo tem motor elétrico alimentado pela energia armazenada na bateria. Veja a seguir os detalhes da Toyota Hilux elétrica.

Nova geração deve tornar realidade o conceito da Toyota Hilux elétrica

Toyota Hilux elétrica Revo BEV Concept

Protótipo da Hilux elétrica traz para-choque exclusivo e grade com menor entrada de ar (Foto: Reprodução/Grand Prix Thailand)

A revelação do conceito da Toyota Hilux elétrica aconteceu em um evento de comemoração pelos 60 anos de atuação da marca na Tailândia, mercado onde a picape possui grande popularidade. 

O conceito Hilux Revo BEV foi desenvolvido a partir de uma unidade com cabine simples da atual geração da picape. Visualmente, o protótipo (com carroceria pintada na cor branca) recebeu para-choque redesenhado e nova grade, com abertura menor por conta da inexistência de um motor a combustão sob o capô.

A Toyota Hilux elétrica também recebeu uma tampa para proteger o plugue de recarga, instalado no para-lama dianteiro esquerdo. Chama atenção pela adoção do bocal deste lado, já que os veículos tailandeses adotam a mão inglesa (com volante e pedais à esquerda).

Nenhuma informação técnica sobre a Toyota Hilux elétrica foi antecipada pelo fabricante, como capacidade da bateria de tração, autonomia, tempo de recarga e potência/torque do motor elétrico. A única exceção é confirmação de que se trata de um veículo elétrico movido a bateria (BEV). 

Ainda assim, a criação do protótipo revela que a marca aposta no desenvolvimento de picapes 100% elétricas. Com isso, uma variante BEV da Hilux poderá surgir na próxima geração da picape – que tem estreia prevista para entre 2024 e 2025.

Toyota Hilux elétrica Revo BEV Concept

Conceito da picape elétrica foi baseado em unidade com cabine simples (Foto: Reprodução/Grand Prix Thailand)

Presidente da Toyota faz ressalvas à adoção em massa dos elétricos

Apesar da revelação do conceito da Toyota Hilux elétrica, o presidente da Toyota da Tailândia, Noriaki Yamashita, fez ressalvas à adoção em massa dos veículos a bateria como único caminho para a descarbonização. Para ele, o desenvolvimento de novas tecnologias deve levar em conta as necessidades dos potenciais proprietários e a infraestrutura dos países.

“Por isso que a Toyota não adota uma abordagem única para todos os nossos produtos ou trens de força. Na verdade, sou frequentemente criticado na imprensa por não declarar que a indústria automotiva deveria se comprometer 100% com os elétricos. Acredito que precisamos ser realistas sobre quando a sociedade será capaz de adotar totalmente os BEVs e quando nossa infraestrutura poderá apoiá-los em grande escala”, declarou o executivo-chefe.

Evento Toyota Tailândia

Presidente da Toyota da Tailândia fez ressalvas à adoção em massa dos veículos elétricos (Foto: Divulgação/Toyota)

Para Yamashita, há outras alternativas sustentáveis para além dos carros elétricos a bateria, como os combustíveis sintéticos livres de emissões e o hidrogênio – como o conceito Corolla Cross H2. “Acho que os elétricos vão demorar mais para se tornar populares do que a mídia gostaria que acreditássemos. E, francamente, os BEVs não são a única maneira de atingir as metas mundiais de neutralidade de carbono”, ressaltou o presidente da Toyota tailandesa.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Gustavo de Sá
Escrito por

Gustavo de Sá

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.

ASSISTA AGORA