A Toyota anunciou um mega recall que deve afetar cerca de um milhão de veículos entre 6 modelos da marca; confira!
Recall gigante da Toyota
Não é tão incomum acontecerem chamadas para reparação em erros de fabricação de veículos, mas desta vez a Toyota se superou, com um mega recall para seis modelos nos Estados Unidos.
O chamado é válido para os modelos Camry, Corolla, Highlander, RAV4, Avalon e Sienna híbrido, além de outras linhas do grupo como Lexus ES e RX, entre outros.
O motivo para o recall em cerca de um milhão de veículos da marca é o defeito no sistema de airbag que pode não ser acionado corretamente nesses modelos.
Através de falha no sensor do item de segurança, a proteção para passageiros traseiros e dianteiros dos carros pode não funcionar.
As informações são do site internacional Car And Driver.
Detalhes da falha
O problema que originou o mega chamado foi flagrado no sensor, produzido incorretamente no banco do passageiro dianteiro.
Assim, o item pode entrar em curto-circuito e causar falha do airbag em alguns tipos de colisão, o que aumentaria as chances de danos físicos aos ocupantes.
Os veículos que fazem parte do recall da Toyota para o país americano são os que foram produzidos entre 2020 e 2022.
Tal falha teria sido gerada por problemas no Sistema de Classificação de Ocupantes (OCS) da marca.
Modelos listados
Apesar de não fornecer o número de série de cada veículo incluído no chamado, são eles:
-
Avalon e Avalon Hybrid
-
Corolla
-
Highlander e Highlander Hybrid
-
RAV4 e RAV4 Hybrid
-
Sienna Híbrido
-
Camry e Camry Hybrid
Lexus
-
ES250
-
ES350
-
RX350
-
RX350H
-
ES300H
Os proprietários dos veículos citados acima, precisam consultar o site da Toyota (ou Lexus) com o chamado de recall e verificar por identificações como chassi do carro se ele está entre os possíveis modelos com problemas.
Reparos
A Toyota anunciou que irá notificar os proprietários dos veículos até fevereiro de 2024 e se prontificou a resolver o problema substituindo os sensores gratuitamente.
Para isso, a montadora avaliará as possíveis falhas dos componentes carro a carro, antes de realizar o reparo sob agendamento prévio.
Em breve, o chamado da Toyota e Lexus deve também aparecer nos canais digitais da NHTSA, agência federal de trânsito norte-americana, devido à magnitude do evento.