Toyota Etios 2019 ganha nova versão e controle de estabilidade e tração em algumas configurações
O Toyota Etios 2019 foi anunciado oficialmente pela montadora japonesa. Sem grandes mudanças estéticas, que incluem apenas uma nova grade pintada em preto.
O Toyota Etios 2019 foi anunciado oficialmente pela montadora japonesa. Sem grandes mudanças estéticas, que incluem apenas uma nova grade pintada em preto, o modelo ganhou uma nova versão, mais itens de segurança e um novo reposicionamento. A versão Cross deixou de ser oferecida para o hatch, enquanto que a X-STD passa a ser a nova configuração de entrada para ambas as carrocerias, mas é exclusiva para frotistas.
Preços e conteúdos
Etios X-STD (R$ 47.270 hatch/R$ 52.110 sedã)
Exclusivo para frotistas e pessoas jurídicas, essa configuração é equipada com direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado; abertura interna do porta-malas, no sedã, e abertura elétrico, no hatch; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.
Etios X (R$ 48.400 1.3 hatch/R$ 53.240 1.5 sedã)
Além dos itens da versão anterior, conta com faróis com máscara negra e grade frontal com moldura em preto.
Etios X automático (R$ 53.440 1.3 hatch/R$ 58.270 1.5 sedã)
Troca o câmbio manual de seis marchas pelo automático de quatro velocidades.
Etios X-Plus 1.5 16v (R$ 54.920 hatch/R$ 57.770 sedã)
Adiciona aos itens de série sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth e entradas auxiliar e USB; ; controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem; rodas de liga leve de 15 polegadas e luz de setas nos retrovisores externos.
LEIA MAIS: Troller T4 vira carro de polícia durante feira; veja outras viaturas pelo mundo
Salão Moto Brasil 2018, no Rio de Janeiro, oferece ingressos promocionais
Etios X-Plus 1.5 16v automático (R$ 59.960 hatch/R$ 62.820 sedã)
Troca o câmbio manual de seis marchas pelo automático de quatro velocidades e conta com controle de velocidade de cruzeiro e descanso para braços no assento do motorista.
Etios XLS 1.5 16v automático (R$ 64.440 hatch/R$ 67.320 sedã)
A versão XLS agrega todos os equipamentos da versão X-Plus, mantém as rodas de liga leve de 15 polegadas, porém com novo desenho; sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).
Etios Platinum 1.5 16v automático (R$ 67.690 hatch/R$ 71.150 sedã)
A versão topo de linha Platinum conta com todos os itens da versão XLS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com design esportivo; manopla de câmbio em couro; detalhe cromado na grade; aerofólio (na versão sedã); tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth, TV digital, DVD e GPS integrado, sensor de estacionamento e câmera de ré.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
“Casei” com este carro. Desde o lançamento já estou no meu terceiro. Um XS 2014, depois um XLS 2015 e, por último, um XLS2017. O único problema é que este carro, infelizmente, ficou absurdamente caro. Ou eu vou adequar à nova configuração e voltar para um X Plus, ou infelizmente terei que sair da marca, o que vai ser uma pena.