Toyota é a pioneira em tecnologia que será foco do setor nos próximos anos; entenda
Implementação mundial de tecnologia da Toyota promete ganhar o país nos próximos anos. Confira a novidade.
Atualmente nos mercados brasileiro e global, a indústria automobilística disponibiliza alguns tipos de tecnologia de motorização. Porém uma configuração recente, implementada primeiramente pela Toyota, promete ganhar o país nos próximos anos.
Toyota é a pioneira em tecnologia de motorização no país
Recentemente, várias montadoras com atuação no Brasil anunciaram movimentos que vão de encontro a tecnologia híbrido-flex para os futuros lançamentos.
A tecnologia combina a motorização tradicional flex a combustão (etanol e gasolina) com a eletrificação do powertrain, diferente da híbrida mais comum que utiliza apenas gasolina com eletricidade.
Nesse sentido, quem de fato, lançar modelos com este tipo de motorização terá um adversário consolidado no segmento, a Toyota.
Desde 2013, a montadora japonesa passou a comercializar veículos com este tipo de tecnologia, com o pioneiro Toyota Prius. Porém, foi através do Corolla híbrido-flex, sedã consagrado da marca, que a tecnologia ficou mais popular.
A versão lançada há quatro anos fez parte da 12ª geração do sedã e foi o primeiro com essas características no mundo, desenvolvido no Brasil e no Japão, sede da montadora.
Antes disso, o tradicional modelo só era comercializado por aqui com motorização flex, o que reforça tamanho passo dado pela Toyota, que ainda serve de inspiração, passados esses anos.
Concorrência está chegando
Se até então a Toyota reina sozinha como a única desenvolvedora da tecnologia híbrida-flex no país, este cenário não permanecerá por muito tempo.
Isso porque montadoras como a Volkswagen, GWM e o Grupo Stellantis das montadoras Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, já anunciaram que pretendem colocar no mercado muito em breve, modelos com a mesma configuração.
Atualmente os únicos modelos híbrido-flex disponíveis no Brasil são: Toyota Corolla Altis (sedã) e Corolla Cross (SUV).
Os modelos inclusive foram os veículos elétricos mais vendidos do mercado brasileiro em abril de 2023, com 1037 (Corolla Cross) e 529 (Corolla Altis).
O segmento de elétricos, impulsionada principalmente pela Toyota no país, vive o seu melhor momento na história.
Só no primeiro quadrimestre do ano, já são 19.579 emplacamentos, isso corresponde a cerca de 40% do volume total de vendas de 2022 (melhor ano da história do segmento no país) antes mesmo da metade do período atual.
A expectativa é que 2023 seja o ano mais expressivo da categoria em toda sua história.
Tecnologia híbrido-flex
A sistema de motorização híbrido-flex implementado com pioneirismo pela Toyota se diferencia primeiramente por não ser plug-in.
Em outras palavras, a especificação não precisa de eletrificação através de tomadas, o que ocorre simplesmente conjunto híbrido através da própria queima dos combustíveis.
Além disso, a tecnologia promove o etanol como o principal ativo de combustão, dado a sua importância também para o meio ambiente.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.