Nova geração do Porsche 911 será lançada dia 27; relembre a história do modelo original

O Porsche 911 vai ganhar uma nova geração em breve. Flagrado em diversos testes, o novo modelo será revelado ao mundo no próximo dia 27. Curiosamente, há 55 anos o primeiro cupê da linhagem era revelado ao público.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

História Porsche 911

Apresentado em 1963 para ser o sucesso do lendário 356, originalmente seu nome era 901. Acontece que a Peugeot já tinha registrado um carro com esta nomenclatura. Após diversas tratativas, coube à Porsche nomear seu novo lançamento como 911.

LEIA MAIS: Jaguar F-Type ganha preparação especial e se transforma em carro de rali

Porsche celebra 70 anos com 911 ‘retrô’ de 500 cv

A primeira geração era bem mais simples, mas algumas características deste modelo seguem até hoje. Mesmo se tornando um carro muito maior e sofisticado, a silhueta do cupê foi conservada ao longo dos anos. A tração traseira e o motor boxer posicionado atrás do eixo posterior são outras tradições que acompanham o esportivo desde seu lançamento.

Se hoje o Porsche 911 tem mais de 500 cv em algumas versões, no começo seu motor, que era refrigerado a ar, rendia 130 cv. Mesmo assim, era um bom número para a época e o desempenho do modelo agradou ao mercado desde o início.

Expansão

As vendas da primeira geração começaram em 1964. No ano seguinte, a versão Targa estreava como uma opção de “conversível seguro”. Para 1966, a novidade foi a roda Fuchs, que debutou junto com o modelo 911 S, de 160 cv.

Um dos ícones dessa primeira fase do 911 foi o Carrera RS 2.7. Lançado em 1972, ele tinha 210 cv e o característico aerofólio ducktail.

No total, foram fabricados 111.915 Porsches 911 de primeira geração, entre 1963 e 1973.

Modelos históricos

Além do 911, diversos outros modelos marcar a história da Porsche. Relembre alguns deles na galeria especial e, de brinde, veja também algumas Ferraris lendárias.

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar