Toyota Corolla é o único carro híbrido com ISENÇÃO de IPVA liberada em 2025
O Governo do Estado de São Paulo concedeu isenção total do IPVA para os modelos híbridos flex entre 2025 e 2027. No entanto, o Toyota Corolla é o único carro híbrido com isenção de IPVA liberada em 2025. Entenda!
Quais carros tiveram isenção de IPVA liberada em 2025?
Atualmente somente o Toyota Corolla Altis Hybrid e Corolla Cross Hybrid são isentos. Ambos os modelos são produzidos na fábrica da Toyota em Sorocaba, interior de São Paulo.
Isso porque é a única linha que se enquadra perfeitamente na Lei Estadual nº 18.065, de 18/12/2024.
Veja um trecho do artigo 5º
“Artigo 5° – Ficam isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, no período de 1° de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026, os veículos automotores a que se refere o inciso III do artigo 9° do corpo permanente desta lei, movidos exclusivamente a hidrogênio ou híbridos com motor elétrico e com motor a combustão que utilize, alternativa ou exclusivamente, etanol, de valor não superior a R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais)”.
Basicamente, para atender as exigências, o carro deve ter todas as seguintes características:
Tecnologia híbrida flex – Ter motorização formada por motor a combustão flex (etanol e gasolina ou só etanol) mais o motor elétrico.
Preço – Valor até R$ 250.000,00.
Potência – Ser equipado com um ou mais motores elétricos com potência elétrica total mínima de 40 kW, equivalente a 54 cv.
Sistema elétrico – Ser alimentado por sistema elétrico de tensão com no mínimo 150 V com sistema de recuperação de energia para as baterias.
Modelos híbrido flex da Fiat ficaram de fora da isenção
Os Fiat Pulse e Fastback com tecnologia Bio Hybrid também vão ficar de fora da isenção do IPVA mesmo sendo híbrido flex e fabricados no Brasil.
Assim como eles, Kia Stonic, Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7 Hybrid, entre outros, adotam a tecnologia sistema híbrido leve (mild hybrid). São tecnologias menos robustas, cuja potência do motor elétrico é menor que 54 cv e sistemas elétricos de 12V ou 48V (inferior a 150 cv).
Governador justifica escolha
Em coletiva sobre o balanço da gestão no último dia 18 de dezembro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas justificou que o projeto de lei levou em consideração a “vocação automobilística do estado de São Paulo”.
Segundo ele, um dos fatores para a prioridade de isenção de IPVA para veículos nessas características é o interesse das marcas estrangeiras em produzir os automóveis no estado.
“Eu tenho a GM que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a GWM que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a Toyota que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a Volkswagen que vai produzir híbrido em São Paulo”, enfatizou.
Freitas ainda afirmou que o estado não vai dar isenção de IPVA para os veículos produzidos na Bahia ou no exterior sem citar a chinesa BYD.
O que achou da isenção? Deveria abranger mais veículos como os 100% elétricos? Responda nos comentários!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.