Toyota Corolla é o único carro híbrido com ISENÇÃO de IPVA liberada em 2025

O Governo do Estado de São Paulo concedeu isenção total do IPVA para os modelos híbridos flex entre 2025 e 2027. No entanto, o Toyota Corolla é o único carro híbrido com isenção de IPVA liberada em 2025. Entenda!

Quais carros tiveram isenção de IPVA liberada em 2025?

Atualmente somente o Toyota Corolla Altis Hybrid e Corolla Cross Hybrid são isentos. Ambos os modelos são produzidos na fábrica da Toyota em Sorocaba, interior de São Paulo. 

Isso porque é a única linha que se enquadra perfeitamente na Lei Estadual nº 18.065, de 18/12/2024. 

Veja um trecho do artigo 5º

“Artigo 5° – Ficam isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, no período de 1° de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026, os veículos automotores a que se refere o inciso III do artigo 9° do corpo permanente desta lei, movidos exclusivamente a hidrogênio ou híbridos com motor elétrico e com motor a combustão que utilize, alternativa ou exclusivamente, etanol, de valor não superior a R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais)”.

Corolla Cross Hybrid teve isenção de IPVA liberada em São Paulo até 2027 - Foto: Divulgação
Corolla Cross Hybrid teve isenção de IPVA liberada em São Paulo até 2027 – Foto: Divulgação

Basicamente, para atender as exigências, o carro deve ter todas as seguintes características:

Tecnologia híbrida flex – Ter motorização formada por motor a combustão flex (etanol e gasolina ou só etanol) mais o motor elétrico. 

Preço – Valor até R$ 250.000,00. 

Potência – Ser equipado com um ou mais motores elétricos com potência elétrica total mínima de 40 kW, equivalente a 54 cv.

Sistema elétrico – Ser alimentado por sistema elétrico de tensão com no mínimo 150 V com sistema de recuperação de energia para as baterias. 

Corolla Altis Hybrid também é isento - Foto: Divulgação
Corolla Altis Hybrid também é isento – Foto: Divulgação

Modelos híbrido flex da Fiat ficaram de fora da isenção

Os Fiat Pulse e Fastback com tecnologia Bio Hybrid também vão ficar de fora da isenção do IPVA mesmo sendo híbrido flex e fabricados no Brasil. 

Assim como eles, Kia Stonic, Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7 Hybrid, entre outros, adotam a tecnologia sistema híbrido leve (mild hybrid). São tecnologias menos robustas, cuja potência do motor elétrico é menor que 54 cv e sistemas elétricos de 12V ou 48V (inferior a 150 cv).

Pulse e Fastback com tecnologia Bio Hybrid ficaram de fora da isenção - Foto: Divulgação
Pulse e Fastback com tecnologia Bio Hybrid ficaram de fora da isenção – Foto: Divulgação

Governador justifica escolha

Em coletiva sobre o balanço da gestão no último dia 18 de dezembro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas justificou que o projeto de lei levou em consideração a “vocação automobilística do estado de São Paulo”. 

Segundo ele, um dos fatores para a prioridade de isenção de IPVA para veículos nessas características é o interesse das marcas estrangeiras em produzir os automóveis no estado.

“Eu tenho a GM que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a GWM que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a Toyota que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a Volkswagen que vai produzir híbrido em São Paulo”, enfatizou.

Freitas ainda afirmou que o estado não vai dar isenção de IPVA para os veículos produzidos na Bahia ou no exterior sem citar a chinesa BYD.

O que achou da isenção? Deveria abranger mais veículos como os 100% elétricos? Responda nos comentários!

Leia também Dona da Jeep e Citroen confirma primeiro veículo Bio Hybrid

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA