Toyota confirma renascimento do MR2, mas vai demorar
Presidente da Gazoo Racing confirma o retorno do Toyota MR2. Saiba detalhes sobre o novo motor 2.0 turbo G20E e a previsão de lançamento do lendário esportivo.
Após meses de especulações e uma leve “decepção” no último Salão de Tóquio — onde muitos esperavam o carro e receberam um utilitário compacto — a notícia que os entusiastas aguardavam finalmente chegou. Tomoya Takahashi, presidente da Gazoo Racing, confirmou em entrevista à Automotive News que o novo Toyota MR2 está oficialmente em desenvolvimento.
Toyota confirma renascimento do MR2, mas vai demorar
Embora o projeto ainda esteja em fases iniciais, a confirmação traz detalhes empolgantes sobre o que está por vir na linhagem de esportivos da marca.
A grande surpresa é que o novo MR2 não será puramente elétrico, como sugeria o conceito FT-Se. A Toyota está apostando em uma nova joia da engenharia: o motor G20E, um 2.0 turbo de quatro cilindros que promete ser mais potente que o atual 2.4 turbo da marca, além de ser mais compacto e eficiente.
O que já sabemos sobre o motor G20E:
- Versatilidade: Pode ser montado em posição frontal, central ou traseira.
- Foco em Emissões: Projetado para atender às rigorosas normas Euro 7, mesmo sem auxílio elétrico inicial.
- Potencial Híbrido: Takahashi admitiu que, para aplicação global, a integração com tecnologia híbrida é quase obrigatória.
Testes em “Laboratório de Corrida”
A Toyota não está apenas desenhando o carro no papel. O projeto está sendo testado “na prática” através do GR Yaris M, uma versão modificada do hatch que recebeu o motor 2.0 turbo posicionado atrás dos bancos traseiros.
“Se conseguimos fazer o conjunto caber em um carro pequeno como o Yaris, aplicá-lo em veículos maiores será muito mais fácil”, explicou Takahashi. Isso indica que o futuro MR2 deverá ter dimensões ligeiramente superiores às do hatch, mantendo a clássica configuração de motor central e tração traseira.

Expectativa de Lançamento
A má notícia para os mais ansiosos é o prazo. O desenvolvimento está na primeira de quatro etapas antes da produção em massa. Como esse ciclo costuma durar de quatro a cinco anos, a previsão é que o novo MR2 chegue às ruas apenas por volta de 2029 ou 2030.
Mesmo com a espera, a promessa de um cupê de duas portas, focado em puristas e com motor a combustão, mantém a chama acesa para quem temia o fim dos esportivos térmicos da Toyota.
Leia aqui: Novo Argo: O “Grande Panda” brasileiro tem fôlego para superar o legado do Palio?
Você prefere esperar mais alguns anos por um MR2 a combustão ou gostaria que a Toyota tivesse apostado logo em uma versão 100% elétrica? Comente sua opinião!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.