Toyota confirma atitude RADICAL em relação a mais de 100 mil carros da marca
A Toyota decidiu tomar atitude polêmica envolvendo cerca de 100 mil veículos nos EUA.
Em um revés significativo, a Toyota confirmou uma atitude polêmica em mais de 100 mil carros da marca. Foram detectados problemas na picape Tundra e SUVs Lexus LX 600 nos Estados Unidos e ao invés de um recall, a empresa optou pela substituição dos motores totalmente de graça.
Toyota vai trocar o motor de mais de 100 mil carros da marca
A tundra e o Lexus LX 600, apesar de serem conhecidos por sua durabilidade e confiabilidade, podem ter apresentado falhas durante sua produção.
De acordo com a marca, há possíbilidade de haver detritos de usinagem do motor que não foram removidos adequadamente, levando a problemas, como batidas no motor, funcionamento irregular, falha na partida e até mesmo perda de potência.
O motor é o V6 biturbo de 3,5 litros, que substitui os motores V8 anteriores. O V35A-FTS (nomenclatura do motor) estreou em 2017 com o Lexus LS de quinta geração.
A marca recebeu 824 reivindicações de garantia e 166 relatórios de campo somente nos EUA. Isso levou a montadora a tomar a difícil decisão de substituir os motores em todos os veículos afetados. Depois de analisar toda a atmosfera que se criou, não restou outra alternativa senão substituir o motor de um total de 102.092 veículos.
São 98.568 Tundras fabricados entre 2 de novembro de 2021 e 13 de fevereiro de 2023 e 3.524 Lexus LX600s produzidos entre 30 de julho de 2021 e 25 de novembro de 2022.
A Toyota assegurou que a substituição será feita sem ônus aos clientes, que receberão notificações por correio para agendar um horário em uma concessionária Toyota ou Lexus. Durante o reparo, que pode levar menos de um dia, os clientes receberão carros emprestados para reduzir qualquer inconveniência.
Vale ressaltar que o recall não afeta a versão híbrida da Tundra – a i-FORCE MAX.
Leia também:
Conheça a picape gigante da Toyota que faz a Hilux parecer bem menor.
Quais os recalls da Toyota?
Esta não é a primeira substituição envolvendo os veículos da marca no ano. Em fevereiro, o SUV Sequoia também passou por recall por risco de capotamento relacionado à transmissão.
Além disso, a Tundra passou por recall em agosto de 2023. Na ocasião, mais de 168.000 veículos foram recolhidos por risco de vazamento na linha de combustível. Pouco antes, em 2022, a picape também foi recolhida por problema na carcaça do eixo traseiro, que poderia se desprender.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.