Nada de EcoSport e Ka: Ford agora é marca de segmento superior; veja o que está por vir

Nada de EcoSport e Ka. Agora a Ford quer se fixar no mercado de veículos premium e importação de eletrificados. Entenda!

Apesar de ainda manter um circuito de testes e inovação, a Ford deixou de fabricar os icônicos EcoSport e Ka no país. É parte da política da empresa de fechamento quando o mercado é pouco favorável e também ocorreu em outros lugares do mundo. Agora a marca se posiciona como um segmento superior. Entenda!

Fábrica da For onde saiam modelos como EcoSport e Ka. Foto: Divulgação)

Nada de EcoSport e Ka – veja a nova estratégia da Ford

“A Ford está anunciando uma reestruturação de suas operações na região que permitirá ter um modelo de negócios ágil e sustentável no Brasil e América do Sul, apoiado em seus pontos fortes globais em SUVs, picapes e veículos comerciais”.

Este foi o comunicado da Ford, explicando que ia deixar de lado alguns segmentos em que já tinha um mercado consolidado e se concentrar em modelos chamados globais, mais robustos. Além disso, na época de sua saída do mercado brasileiro como fabricante local, a marca anunciou que pretendia focar nos eletrificados, visto que uma das metas é zerar a emissão de carbono de seus veículos no futuro. 

E a estratégia vem dando certo no Brasil. Depois de amargar prejuízos um ano depois de sair do país, a empresa começou a ter lucros. Isso porque o tíquete médio é maior no mercado latino, principalmente na América do Sul, cujo lucro médio por unidade vendida chega a US$ 4.878, ante os US$ 3.940 da América do Norte.

A política de fechamento da Ford

Não é de hoje que a montadora adota políticas de descontinuar sua produção em fábricas no mundo, mas nas últimas décadas foi mais recorrente. A Ford fechou ou vendeu unidades fabris na França, Reino Unido, Estados Unidos, Rússia (operações suspensas em 2022), Austrália, Índia, Canadá, Rodésia, Eslováquia, entre outros países. 

Os fechamentos ocorrem principalmente por mudanças estruturais e adaptações das montadoras, bem como conflitos nos países. No Brasil, a montadora alegou mudanças na economia global, o que também levou às mudanças no seu portfólio.

Ford Ranger FX4 está no portfólio para o Brasil. Foto: Divulgação

Lançamentos para o mercado premium

Para o mercado brasileiro, a marca permanece como uma importadora e anunciou uma série de novos produtos em 2023, como parte da sua estratégia de eletrificação. Além do lançamento da Maverick, da Ranger FX4 e da Transit Furgão, a linha será ampliada com a chegada da Maverick Hybrid, do Mustang Mach-E e da E-Transit.

“Teremos em 2023 o lançamento de dez produtos totalmente novos no Brasil, sem mudar o nosso foco em picapes, SUVs e veículos comerciais, com qualidade e tecnologia global”, disse Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.

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Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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