Toyota afirma mais uma vez: futuro não será 100% elétrico; entenda

Em seminário sobre mobilidade sustentável, na Índia, a Toyota deixou mais uma vez claro que, na sua visão, o futuro não será 100% elétrico.

Em seminário internacional sobre mobilidade sustentável, realizado na Índia no final do mês passado, a Toyota deixou mais uma vez claro que, na sua visão, o futuro do setor automotivo não será 100% elétrico. 

Entenda a posição da Toyota sobre o futuro elétrico da indústria

Toyota afirma mais uma vez: futuro não será 100% elétrico; entenda

Toyota Corolla Hybrid é uma das apostas da marca para a descarbonização (Foto: Divulgação/Toyota)

A maior fabricante global de veículos, a empresa crê que existem outras alternativas viáveis para a descarbonização do transporte.

Durante o “Ethanol Talks”, realizado em Arpora Goa, estância turística da Índia, a Toyota do Brasil destacou sua defesa do uso de biocombustíveis na eletrificação automotiva. 

A empresa integrou a missão oficial brasileira, da qual também fizeram parte entidades como União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A Toyota do Brasil revela que, “em reuniões estratégicas, ficou evidente a intenção da Índia de expandir o uso de biocombustíveis para a descarbonização do transporte, com a meta de 20% de etanol misturado à gasolina até 2025”.

No último mês de abril, um acordo de cooperação entre o Brasil e a Índia havia sido consolidado, demonstrando o apoio do governo brasileiro à transição de combustíveis.

“Estamos entusiasmados em continuar contribuindo para que a Índia aproveite essa tecnologia madura que favorece a neutralidade de carbono. Outros países têm mostrado interesse em nossa perspectiva”, destacou Roberto Braun, diretor de Assuntos Regulatórios e Governamentais da Toyota do Brasil, no evento.

No seminário, a Toyota ressaltou as oportunidades dos biocombustíveis, combinando etanol com outras tecnologias de eletrificação.

“O aquecimento global exige que alcancemos a neutralidade de carbono. Precisamos reduzir as emissões agora. Desde 1997, nossas inovações reduziram 160 milhões de toneladas de CO2”, enfatizou Braun.

Toyota Corolla Hybrid é demonstrado no seminário

Toyota afirma mais uma vez: futuro não será 100% elétrico; entenda

Toyota do Brasil levou um Corolla para demonstrar na Índia a sua tecnologia hídbrida flex (Foto: Divulgação/Toyota)

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou, durante o evento, o projeto de lei ‘Combustível do Futuro’. A proposta enfatiza a avaliação completa das emissões de CO2 e sugere um aumento na proporção de etanol na gasolina de 27% para 30%.

A Toyota Índia (TKM) também apresentou o Corolla híbrido flex, produzido no Brasil. Segundo a empresa, o veículo ressalta a dedicação global da Toyota às tecnologias limpas.

Essa inovação, com mais de 60 mil unidades vendidas no Brasil, evitou a emissão de 10 mil toneladas de CO2.

Braun delineou as estratégias da Toyota em quatro tecnologias de eletrificação. Além dos modelos híbridos e híbridos flex, a empresa se dedica a híbridos plug-in, veículos 100% a bateria e veículos movidos a hidrogênio. 

“Existem várias rotas tecnológicas para descarbonizar a mobilidade mundialmente. O Brasil já deu início a este processo optando pelo etanol. Estamos em um momento em que soluções são necessárias não apenas para novas tecnologias, mas também para o que já está estabelecido”, afirmou o executivo.

Gostou? Veja também: 5 motivos para comprar um picape híbrida ainda esse ano

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA