Toyota abre inscrições para programa de visitas à fábrica em SP


A Toyota do Brasil abriu inscrições para seu programa de visitas à fábrica, o Toyota Tour, para que o público geral conheça as operações e os processos produtivos de sua unidade em Sorocaba-SP. 

O Toyota Tour contempla um passeio pelo novo Centro de Visitas, recentemente construído na fábrica. Confira a seguir.

Saiba mais sobre o programa de visitas à fábrica da Toyota

Visitantes podem apreciar modelos do passado e do presente (Foto: Divulgação/Toyota)

Com duração de até 2h30, as visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde; a idade mínima permitida é de seis anos. A disponibilidade de agendamento pode ser consultada pelo site do programa. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online.

O novo Centro de Visitas da Toyota é um espaço dedicado a retratar momentos históricos da trajetória da Toyota no mundo, bem como conceitos e aplicação do Sistema de Produção Toyota (TPS – na sigla em inglês), passando pelos dias atuais e vislumbrando o que a marca planeja para o futuro, sempre com foco em mobilidade e sustentabilidade.

“Como empresa cidadã, o Programa de Visitas da Toyota é uma forma de aproximar a marca da comunidade e oferecer uma nova experiência aos participantes com uma visita guiada à linha de produção da Toyota e conhecer os processos produtivos, como prensa, funilaria, pintura e área de montagem”, declara a Toyota em nota à imprensa.

Vista aérea da fábrica da Toyota em Sorocaba-SP (Foto: Divulgação/Toyota)

A unidade da Toyota em Sorocaba foi inaugurada em 2012 e recentemente celebrou a importante marca de 1 milhão de veículos produzidos.  Trata-se da primeira fábrica Toyota na América Latina criada a partir do conceito EcoFactory, que estabelece critérios de alto padrão de eficiência ambiental. 

Atualmente, a unidade é responsável pela fabricação dos modelos Etios (somente exportação), Yaris (nas carrocerias hatchback e sedã) e Corolla Cross, incluindo sua versão híbrida flex.

O novo Centro de Visitas

Centro de Visitas faz imersão na fábrica da Toyota (Foto: Divulgação/Toyota)

Durante o Toyota Tour, os visitantes poderão conhecer o novo Centro de Visitas da Toyota. Com 400 m², o espaço conduz os participantes a uma viagem pela história da empresa, seu passado, presente e futuro, destacando as atividades mais importantes.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da história da Toyota desde o seu surgimento no Japão como uma empresa de tear, até sua chegada ao Brasil e os grandes marcos da empresa nesses 64 anos no País.

Há ainda uma imersão no conhecido Sistema Toyota de Produção, na qual os visitantes poderão ver de perto a aplicação da filosofia just-in-time e como a marca faz para fornecer a melhor qualidade, por meio da eliminação do desperdício em seus processos.

O espaço de exposição conta também com unidades comemorativas dos veículos produzidos pela montadora, incluindo a primeira geração do Toyota Corolla, produzida de 1966 a 1970. 

Modelos como o Corolla Cross híbrido flex, produzido na unidade, o último utilitário Bandeirante, produzido em 2001, e da Lexus, marca de luxo da montadora, também estão representados no Centro de Visitas. 

No local, os visitantes também poderão conhecer um pouco sobre a história da Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota e sua presença na Stock Car, a maior competição automobilística nacional.

As ações de sustentabilidade ganham destaque. O Centro de Visitas apresenta as iniciativas para redução das emissões de carbono em todos os processos do ciclo de vida do produto (Global Environment Challenge 2050) e as iniciativas da Fundação Toyota do Brasil, com destaque para o Programa ReTornar, que destina de forma inteligente os resíduos de produção para reuso.

A Kinto, empresa de mobilidade da Toyota, é outro destaque no local. Os participantes poderão ainda conhecer um pouco mais sobre a Woven City, cidade do futuro que servirá como laboratório de testes e desenvolvimento de tecnologias autônomas e sustentáveis que está sendo construída aos pés do Monte Fuji, no Japão.

Viviane Mansi, diretora regional de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para a América Latina e Caribe, resume:

“Com o Programa de Visitas, na unidade de Sorocaba, os participantes poderão mergulhar em nossa história, cultura e valores. Eles ainda conhecerão um pouco mais sobre os processos que garantem que nossos produtos tenham qualidade e confiabilidade. Com essa imersão, totalmente gratuita, esperamos ser um canal de disseminação de boas práticas industriais e ambientais.”

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar