Toyota Gazoo amplia portfólio com Hilux GR-S e Corolla Cross GR-Sport

 

A Toyota Gazoo Racing, marca de personalização esportiva da montadora japonesa, apresentou esta semana dois novos veículos para o mercado brasileiro – a geração III da Hilux GR-S e o Corolla Cross GR-Sport. Os modelos podem encontrados a partir desta quarta-feira (23) nas concessionárias da marca Toyota de todo o País por preços a partir de R$ 348.790 e R$ 188.490, respectivamente.

Toyota Hilux GR-S e Corolla Cross GR-Sport
Toyota

A Toyota Hilux GR-S

Toyota

A nova versão da picape, projetada principalmente para uso off-road, é produzida na fábrica da Toyota em Zárate, na Argentina, enquanto o SUV médio com apelo esportivo sai da plataforma brasileira da marca, localizada em Sorocaba (SP).

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Ambos os veículos foram desenvolvidos pelos engenheiros da Toyota Gazzo Racing na América Latina, que buscaram traduzir e levar as lições das pistas de corrida e dos carros de performance aos veículos de rua.

Toyota Hilux GR-S e Corolla Cross GR-Sport
Toyota

Conheça a nova Toyota Hilux GR-S

A nova Hilux GR-S é equipada com um motor diesel 2.8L de 4 cilindros em linha de 224 cv com turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler, acoplado a uma caixa automática de seis velocidades. Com isso, a picape ganhou 20 cv de potência em relação às demais versões do modelo. Apresenta ainda melhorias na suspensão, bem como uma renovação em seu design externo e interno.

Toyota Hilux GR-S e Corolla Cross GR-Sport
Hilux GR S

 

Conjunto mecânico

O motor entrega uma potência máxima de 224 cv e torque máximo de 55 kgf.m a 2.800 rpm. A mecânica é combinada com o sistema de tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, com acionamento eletrônico, desconexão automática do diferencial e controle ativo de tração. Esse conjunto oferece aceleração rápida, com reações mais ágeis, conferindo ao veículo um caráter esportivo acentuado.

Essas características são realçadas pela suspensão, que recebeu nova configuração nas molas para ganhar maior rigidez, além de aumentar em 30% o diâmetro dos amortecedores monotubo, se comparado aos demais modelos Hilux.

Design Externo

Na parte estética, a nova Hilux GR-S apresenta uma imagem esportiva e, ao mesmo tempo, sofisticada, mantendo o espírito distintivo de outros modelos da marca Toyota Gazoo Racing. Na parte frontal, a grade com o logotipo Toyota é complementada pelo emblema GR.

Os detalhes laterais do estilo Toyota Gazoo Racing estão concentrados na área inferior das portas, deixando a superfície livre nas laterais. Os para-lamas alargados na cor preta, maçanetas, retrovisores e barra contrastam com as cores da carroceria e acrescenta um visual que realça o carácter da picape. A Toyota Hilux GR-S recebeu rodas de liga leve de 17” com pneus 265/60 All-Terrain.

Corolla Cross GR

Itens de conforto e comodidade

Internamente, a nova Hilux GR-S combina pegada esportiva com conforto. Os bancos dianteiros combinam couro natural e ecológico e Suede® perfurado, com costura vermelha.

Forros e colunas na cor preta, criando um ambiente elegante, com destaque para os elementos exclusivos da Gazoo Racing – como o botão de ignição, a chave, a placa de identificação com o número da unidade, o apoio de cabeça dos bancos, pedaleira de alumínio e os tapetes exclusivos.

A lista de equipamentos inclui navegador incorporado ao sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8″ e oito alto-falantes e subwoofer.

Hilux GR S

Saiba tudo sobre o Corolla Cross GR-Sport

 

O novo  Toyota Corolla Cross GR-Sport é equipado com o mesmo motor das demais versões – o Dynamic Force 2.0L Dual VVT-iE1 16V Flex de 177 cv – que, porém, entrega desempenho mais dinâmico, pois traz como novidade uma nova configuração da suspensão MacPherson, elevando o grau de direção esportiva.

Toyota Hilux GR-S e Corolla Cross GR-Sport       

Conjunto mecânico

O propulsor entrega 177 cv de potência máxima a 6.600 rpm, e torque máximo de 21,4 kgfm a 4.400 rpm. Está acoplado à transmissão Direct Shift de dez velocidades, que proporciona trocas mais suaves e sensação de acelerações mais diretas em relação ao câmbio CVT convencional. O motorista tem à disposição três modos de condução (Normal, Esportivo e Eco), que se adequam ao estilo e, principalmente, ao tipo de terreno, entregando mais ou menos potência, de acordo com a demanda.

Aprimoramentos exclusivos no projeto da suspensão, com adição de braço estrutural ligado ao chassi para conceder maior rigidez ao veículo, aumentaram a precisão da direção e da estabilidade. O software de controle da direção eletrônica foi ajustado de forma a melhorar a assistência à dirigibilidade e a resposta às manobras.

Toyota

Design externo

Com relação ao design, o Corolla Cross GR-Sport se destaca pelo apelo esportivo, com os para-choques dianteiro e traseiro de estilo exclusivo da linha GR, além das rodas de liga leve de 18” com novo desenho de contorno preto.

A carroceria ganhou um spoiler traseiro característico, pintura exterior bicolor em branco-pérola e preto metálico. Nas portas, detalhe para as listras adesivadas em cores brancas, pretas ou vermelhas – opção disponível de acordo com a cor do veículo. A versão é identificada ainda pelos emblemas GR na tampa do porta-malas e na lateral.

(Foto: Divulgação)

Itens de conforto e comodidade

Por dentro, o SUV recebeu bancos de couro e UltraSuede, finamente detalhados com costuras vermelhas e o emblema GR estampado no apoio de cabeça. Detalhes estéticos de revestimento também foram incorporados ao volante (couro e costura vermelha).

Na lista de equipamentos de conveniência, o modelo inclui ar-condicionado digital de duas zonas. O sistema de infoentretenimento conta com central multimídia, com tela de resolução HD e sensível ao toque de 9” polegadas, rádio AM/FM entrada USB e conexão para smartphones por meio do espelhamento Android Auto ou Apple CarPlay. Já o computador de bordo tem tela TFT de 7” polegadas.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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