Tóquio quer oferecer táxis a hidrogênio com ajuda da Toyota

Tóquio lança táxis a hidrogênio (FCEV) e no Japão é inaugurada a primeira concessionária totalmente movida a hidrogênio. Saiba como o país está acelerando a implementação social da energia limpa e os planos para 200 táxis FCEV.

Japão está dando passos concretos para transformar o hidrogênio em uma solução energética de uso social em larga escala. Em setembro de 2025, o Governo Metropolitano de Tóquio anunciou uma importante iniciativa público-privada para impulsionar a implementação do hidrogênio, acelerando sua aplicação prática na vida urbana.

Tóquio quer oferecer táxis a hidrogênio com ajuda da Toyota

Como etapa inicial deste projeto, os táxis Crown, que são veículos elétricos movidos a células de combustível (FCEV), começaram a circular nas ruas da capital japonesa.

Embora os táxis Crown FCEV sejam veículos grandes, que podem exigir maior atenção em vias estreitas, eles oferecem benefícios notáveis. Os motoristas têm elogiado a excelente aceleração e o silêncio proporcionado pela tecnologia de célula de combustível. Relatos entusiásticos de condutores incluíram frases como: “Eles são muito legais” e “Nunca dirigi um carro tão bom antes”.

Apesar de, no início, apenas três unidades estarem em operação, o plano é ambicioso: 200 táxis a hidrogênio devem ser introduzidos até o final do ano fiscal de 2025. Isso aumentará significativamente a oportunidade para os passageiros experimentarem a novidade, mantendo a tarifa básica de ¥500  (R$ 17,00) a mesma dos táxis comuns, para facilitar a adesão.

Tóquio quer oferecer táxis a hidrogênio com ajuda da Toyota – Foto: Divulgação

Os dados de uso desses táxis serão cruciais para ajudar a explorar o equilíbrio ideal entre oferta e demanda de hidrogênio na infraestrutura da cidade. Koji Sato, presidente da Toyota e copresidente da Associação Japonesa de Hidrogênio, classificou a iniciativa como um “primeiro passo extraordinário com implicações significativas para a implementação social em larga escala”.

Inovação de Fukushima à Concessionária

O avanço da tecnologia do hidrogênio não se limita à capital. Na província de Fukushima, um novo marco foi estabelecido em setembro: a Netz Toyota Koriyama inaugurou a concessionária de Asaka, a primeira no Japão a utilizar hidrogênio como fonte total de energia.

A loja está equipada com um gerador estacionário de célula de combustível que utiliza o mesmo sistema do Toyota Mirai para gerar eletricidade. Os tanques de hidrogênio, reaproveitados de caminhões FCEV, demonstram a aplicação da expertise técnica automotiva em soluções estacionárias.

Foto: Divulgação
 Foto: Divulgação

 

Além do hidrogênio, a concessionária também incorpora células solares de perovskita. Essas células, leves, finas, flexíveis e fáceis de instalar, estão sendo testadas em tipos azul e preto para comparar sua eficiência, combinando duas tecnologias de ponta em energia limpa.

O progresso rumo à neutralidade de carbono é impulsionado pelo uso prático da tecnologia, identificando desafios e aprimorando soluções. O Presidente Akio Toyoda, conhecido como Morizo, resumiu essa filosofia após completar uma corrida de 24 horas em um Corolla movido a hidrogênio:

“Acredito que é através de ‘paixão e ação com propósito’ que criaremos um futuro de neutralidade de carbono.”

O círculo de parceiros comprometidos em construir uma sociedade do hidrogênio continua a crescer, seja no transporte urbano ou nas instalações comerciais.

Leia aqui:

 

O hidrogênio é o futuro da energia? Comente sua opinião e compartilhe esta inovação japonesa com quem se interessa por sustentabilidade!

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.