Tóquio quer oferecer táxis a hidrogênio com ajuda da Toyota
Tóquio lança táxis a hidrogênio (FCEV) e no Japão é inaugurada a primeira concessionária totalmente movida a hidrogênio. Saiba como o país está acelerando a implementação social da energia limpa e os planos para 200 táxis FCEV.
O Japão está dando passos concretos para transformar o hidrogênio em uma solução energética de uso social em larga escala. Em setembro de 2025, o Governo Metropolitano de Tóquio anunciou uma importante iniciativa público-privada para impulsionar a implementação do hidrogênio, acelerando sua aplicação prática na vida urbana.
Tóquio quer oferecer táxis a hidrogênio com ajuda da Toyota
Como etapa inicial deste projeto, os táxis Crown, que são veículos elétricos movidos a células de combustível (FCEV), começaram a circular nas ruas da capital japonesa.
Embora os táxis Crown FCEV sejam veículos grandes, que podem exigir maior atenção em vias estreitas, eles oferecem benefícios notáveis. Os motoristas têm elogiado a excelente aceleração e o silêncio proporcionado pela tecnologia de célula de combustível. Relatos entusiásticos de condutores incluíram frases como: “Eles são muito legais” e “Nunca dirigi um carro tão bom antes”.
Apesar de, no início, apenas três unidades estarem em operação, o plano é ambicioso: 200 táxis a hidrogênio devem ser introduzidos até o final do ano fiscal de 2025. Isso aumentará significativamente a oportunidade para os passageiros experimentarem a novidade, mantendo a tarifa básica de ¥500 (R$ 17,00) a mesma dos táxis comuns, para facilitar a adesão.

Os dados de uso desses táxis serão cruciais para ajudar a explorar o equilíbrio ideal entre oferta e demanda de hidrogênio na infraestrutura da cidade. Koji Sato, presidente da Toyota e copresidente da Associação Japonesa de Hidrogênio, classificou a iniciativa como um “primeiro passo extraordinário com implicações significativas para a implementação social em larga escala”.
Inovação de Fukushima à Concessionária
O avanço da tecnologia do hidrogênio não se limita à capital. Na província de Fukushima, um novo marco foi estabelecido em setembro: a Netz Toyota Koriyama inaugurou a concessionária de Asaka, a primeira no Japão a utilizar hidrogênio como fonte total de energia.
A loja está equipada com um gerador estacionário de célula de combustível que utiliza o mesmo sistema do Toyota Mirai para gerar eletricidade. Os tanques de hidrogênio, reaproveitados de caminhões FCEV, demonstram a aplicação da expertise técnica automotiva em soluções estacionárias.

Além do hidrogênio, a concessionária também incorpora células solares de perovskita. Essas células, leves, finas, flexíveis e fáceis de instalar, estão sendo testadas em tipos azul e preto para comparar sua eficiência, combinando duas tecnologias de ponta em energia limpa.
O progresso rumo à neutralidade de carbono é impulsionado pelo uso prático da tecnologia, identificando desafios e aprimorando soluções. O Presidente Akio Toyoda, conhecido como Morizo, resumiu essa filosofia após completar uma corrida de 24 horas em um Corolla movido a hidrogênio:
“Acredito que é através de ‘paixão e ação com propósito’ que criaremos um futuro de neutralidade de carbono.”
O círculo de parceiros comprometidos em construir uma sociedade do hidrogênio continua a crescer, seja no transporte urbano ou nas instalações comerciais.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.