Titan, o carro da Apple em parceria com a BYD já custou bilhões e não saiu do papel
Titan, o carro da Apple em parceria com a BYD custou bilhões e não saiu do papel. Saiba tudo sobre o modelo e o motivo de não ter dado certo.
A Apple tentou dar um passo ousado ao ingressar no competitivo mundo automotivo. Em parceria com a BYD, a empresa da maçã investiu bilhões de dólares em um ambicioso projeto: criar o Titan, o carro da Apple.
No entanto, após anos de desenvolvimento e expectativas elevadas, o projeto foi descontinuado.
Titan – o carro da Apple em parceria com a BYD
Segundo a agência de notícias Bloomberg, Apple e BYD colaboraram entre si secretamente por quatro anos no desenvolvimento de baterias avançadas para carros elétricos.
O projeto começou a partir da busca da Apple por soluções robustas para seu próprio veículo, o Titan. Foi quando o acordo começou a ser desenhado, com a BYD apresentando as primeiras versões de sua bateria Blade.
A empresa norte-americana, por sua vez, viu grande potencial no componente e sugeriu modificações e adequações para atender aos seus padrões.
O acordo ocorreu entre 2017 e 2021. Nesse período, engenheiros das duas empresas trabalharam em conjunto para criar a tecnologia de fosfato de ferro e lítio com alta segurança, durabilidade e eficiência energética.
A Apple contribuiu com sua expertise em eletrônica e software, enquanto a BYD trouxe sua vasta experiência na fabricação de baterias, contribuindo com a gestão de calor, para não sobrecarregar o sistema e evitar incêndios e explosões.
Já a BYD ingressou com a tecnologia de infraestrutura, uso dos insumos e fabricação das baterias.
Por que o projeto Titan não foi para frente?
Muito antes da parceria com a BYD, o projeto Titan já estava em desenvolvimento. Com início em 2014, a Apple já estimava a quantia de 10 bilhões de dólares para criar seu próprio carro elétrico autônomo.
O conceito inicial era de uma cabine funcional futurista e com acionamento por comandos de voz. Porém entraves foram surgindo ao longo do desenvolvimento, o que exigiu alterações, como a mudança para um veículo com pedais e volante, reduzindo a ideia de direção totalmente autônoma.
A marca também enfrentou atrasos no cronograma e dificuldades em integrar as tecnologias e após anos de investimentos decidiu cancelar o projeto Titan. A decisão não só surpreendeu a indústria como também levou à demissão de 200 funcionários.
BYD ganhou com a parceria?
A revelação da parceria entre Apple e BYD levantou questionamentos sobre o desenvolvimento das baterias Blade, tecnologia presente nos carros mais modernos da montadora.
A Bloomberg sugeriu que a colaboração com a Apple pode ter acelerado o desenvolvimento dessas baterias. No entanto, a BYD negou veementemente, afirmando que as baterias Blade são resultado de sua pesquisa independente.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.