Teste: Honda Civic híbrido é pacote completo, mas cobra caro por isso

Confira tudo o que você precisa saber antes de adquirir o Honda Civic Híbrido. Será que vale a compra? Confira detalhes!

O Garagem360 analisou em detalhes todos os aspectos do Honda Civic Híbrido de 11º geração para responder: será que vale o investimento?

Honda Civic Híbrido: por que não faz o sucesso de antes?

O Honda Civic e é sem dúvidas um dos sedãs mais tradicionais no mercado brasileiro. Ele, junto com o Toyota Corolla disputam uma luta de décadas para assumir a liderança da categoria, bem como a predileção do público brasileiro.

No entanto, em 2023, o sedã da Honda que era produzido no mercado brasileiro, passou a ser importado da Tailândia, em sua 11ª geração. E agora é vendido em versão única com motorização híbrida, o grande destaque da nova geração.

Porém, será que o novo motor híbrido e as demais modificações feitas no veículo são suficiente para justificar o alto preço em vestido?

Para método de comparação o Honda Civic de 11ª geração vendido no mercado brasileiro tem preço único de R$265.900. Já o Toyota Corolla em sua versão mais equipada, mais cara e claro, também com motorização híbrida, tem valor de R$198.890.

A discrepância de preço faz entender um pouco das vendas do cenário atual. Para método de comparação, nos quatro primeiros meses de 2024, o Honda Civic vendeu apenas 478 unidades, enquanto o seu rival, o Corolla na carroceria sedã vendeu 10.903 unidades.

Para entender um pouco o motivo das vendas abaixo do esperado, analisamos o Honda Civic por completo, e ao final vamos responder, vale comprar o sedã híbrido da Honda?

A análise foi dividida em partes:

  • Motorização
  • Design
  • Tecnologia
  • Segurança
  • Espaço
  • Experiência ao volante

Honda Civic Híbrido (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

Motorização híbrida e eficiente

O conjunto híbrido que está embaixo do capô do veículo é composto pelo motor elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm, que trabalha em conjunto com o motor a gasolina de 2,0 litros de 143 cv de potência e 19,1 kgfm de torque.

Já o segundo motor elétrico cumpre função de gerador de energia para a IPU – Intelligent Power Unit, o compacto conjunto de baterias de íons de lítio posicionado sob o assento do banco traseiro.

Em relação ao consumo, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o Honda Civic Híbrido faz 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada – o nível de eficiência energética é de 1,21 MJ/km.

O sistema e:HEV tem três modos de condução:

  • EV Drive, 100% elétrico
  • Hybrid Drive, elétrico e combustão
  • Engine Drive, somente combustão

Eles se alternam automaticamente em função de fatores como topografia, demanda de acelerador, nível de energia nas baterias, etc.

Na grande maioria das situações, o Civic Híbrido é tracionado pelo motor elétrico (EV Drive). O Hybrid Drive é ativado nos momentos de maior pressão sobre o acelerador. Em ambas as situações, o motor a combustão é ativado para girar o motor gerador, suprindo a maior demanda de energia elétrica.

A gestão da energia, feita pela PCU (Power Control Unit), gerencia a alta voltagem gerada pela bateria de íons de lítio da IPU.

Honda Civic Híbrido (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

Por fim, o Engine Drive, modo em que a tração é feita prioritariamente pelo motor a combustão. Na prática, o Engine Drive é ativado em situações de velocidades mais elevadas e constantes, ou seja, exatamente a condição em que motores a combustão trabalham em sua zona de máxima eficiência térmica.

Por fim, a presença de tecla “Drive Mode” no console, logo abaixo das teclas P, R, N e D, possibilita a seleção entre “Normal”, “Sport”, “Eco” e “Individual”. 

Nova geração ficou mais conservadora

Um dos grandes diferenciais entre o Civic e o Corolla era justamente o desing, onde o sedã médio da Honda adotva um ar mais esportivo e arrojado, enquanto o modelo da Toyota adotava um ar mais conservador.

No entanto, a partir da nova geração o Honda Civic também ficou mais tradicional, com mais traços sofisticados e elegantes do que com aquele realce e apelo esportivo. 

De forma geral, o carro adota o conceito “Low&Wide”, onde tem a linha de cintura bem demarcada, o que dá impressão de maior largura e esportividade, sensação acentuada pela ampliação da área envidraçada, o que também promove melhor visibilidade.

As linhas do para-choque e do capô confirmam a nova interpretação dada ao design do Civic Híbrido, conectando visualmente faróis e lanternas iluminados por LED.

Carro adotou um aspecto mais conservador (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

Estes, por sua vez, exibem assinatura luminosa com formas similares entre si. O design arrojado das rodas de 17 polegadas reforça a esportividade do modelo.

No design interno, destaca-se a horizontalidade do painel, cujo posicionamento baixo e estilo limpo, sem interferência graças aos difusores de ar ocultos, colabora para elevar a percepção de qualidade e favorece a consulta dos instrumentos, posicionados em tela de TFT colorida de 10,2 polegadas.

O design da cabine é limpo e moderno, com materiais cuja aparência e tato transmitem alta qualidade.

O console central inclui porta-copos ao lado das teclas de comando da transmissão e uma ampla área para acomodar smartphones de todos os tamanhos e recarregá-los sem necessidade de cabo.

Sedã também ficou maior e mais confortável

Também houve mudança no quesito espaço. A nova geração rendeu ao carro um significativo aumento da distância entre-eixos (35 mm), que agora é de 2.735 mm.

O porta-malas do Civic Híbrido tem 495 litros, um dos maiores em seu segmento. Além de grande é inteligente e prático.

Ao destravar a tampa (pelo botão na chave ou na porta do motorista), ela se eleva de maneira controlada até o ponto máximo de abertura.

Carro teve aumento de 35 mm no entre eixos (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

Este movimento é possível por conta da adoção de um sistema de molas de torção que trabalha em conjunto com um amortecedor do tipo mola a gás. Enquanto o primeiro sistema realiza a abertura, o segundo cadencia a velocidade do movimento.

As demais dimensões são de:

  • Distância entre eixos 2.735 mm
  • Comprimento 4.679 mm
  • Altura 1.432 mm
  • Largura 1.802 mm
  • Peso em ordem de marcha 1.449 kg
  • Volume porta-malas 495 litros
  • Tanque de combustível  40 litros

Tecnologia embarcada

A alta tecnologia empregada no Honda Civic Híbrido destaca a sua conectividade, cujo papel é fundamental para o conforto, praticidade e segurança a bordo.

Deste modo, condutor e passageiro dispõem de uma central multimídia com tela de 9”, prática e intuitiva em termos de utilização, seja por toque ou comandos de voz. A central possui ainda Apple CarPlay e Android Auto.

A adoção de um painel de instrumentos digital de 10,2” colorido exibe de maneira organizada e personalizável diversas informações sobre a condução. No painel também é possível visualizar a representação gráfica do fluxo de energia do powertrain em tempo real, o que estimula o motorista a uma utilização mais consciente e econômica do Civic Híbrido.

O Civic Híbrido traz diversos outros equipamentos e tecnologias. Fazem parte deste pacote:

  • Bancos dianteiros com múltiplos ajustes elétricos para motorista e passageiro e estabilizador corporal
  • Chave com partida remota do motor
  • Ar-condicionado dual zone com difusores frontais camuflados
  • Banco traseiro com encosto rebatível
  • Carregador sem-fio para celular
  • Difusores de ar
  • Portas USB iluminadas na traseira
  • Teto solar
  • Limpadores de para-brisa inteligentes

Segurança é um dos pontos fortes do sedã

Assim como nos demais modelos da marca, a segurança também é prioridade no Civic Híbrido. O sedan conta com o Honda SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular, operada por um microprocessador de imagem de alta capacidade. Ele oferece as seguintes funções:

  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Sistema de frenagem para mitigação de colisão
  • Sistema de assistência de permanência em faixa
  • Sistema para mitigação de evasão de pista
  • Ajuste automático de farol

Além do Honda SENSING, o Civic Híbrido traz, pela primeira vez na Honda, airbags laterais também na traseira. Assim, são oito airbags no total.

A lista dos equipamentos de segurança tem ainda:

  • Assistente de estabilidade e tração
  • Assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro
  • Assistente de partida em rampa
  • Sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas
  • Sistema Isofix
  • Alerta de baixa pressão dos pneus
  • Câmera de ré
  • Sensores de estacionamento na dianteira e na traseira

Confira também: Sem dinheiro para um Civic dos sonhos? Essa pode ser a solução ideal para você

Níveis de assistência ao condutor também são destaques (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

Como é dirigir o Honda Civic Híbrido

O sedã da Honda também passou por aprimoramentos no quesito suspensão e dirigibilidade. Dessa forma, conduzir a 11º geração se tornou uma experiência extremamente confortável, seja na cidade ou na estrada.

Porém, o apelo esportivo também ficou um pouco de lado, muito por conta da transmissão tipo CVT. Porém, o carro continua ágil nas aceleradas e frenagens. 

Os itens de assistência ao motorista também facilitam e geram mais segurança.

Se fosse possível deixar o aspecto preço de lado, o Civic é um excelente modelo. Agrega conforto, eficiencia, economia de combustível e alto nível de segurança na dose certa.

Porém, o ar conservador pode ter espantado os mais jovens, e o valor elevado em relação aos demais concorrentes, tornam os emplacamentos uma missão um tanto quanto difícil.

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Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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