Testamos: Volvo XC40 Momentum é um dos melhores negócios da atualidade

O Volvo XC40 Momentum é de fato um dos melhores negócios da atualidade. Veja o teste completo da versão de entrada e entenda.

Pode soar estranho, mas o Volvo XC40 Momentum é de fato um dos melhores negócios da atualidade. Os preços dos carros andam tão malucos que um carro importado de luxo passou a ter um custo-benefício interessante. E após passar alguns dias com o carro da marca sueca, pude notar o quão bom negócio ele é – ao menos no momento.

Volvo XC40 Momentum

Saiba o motivo do SUV ser um dos melhores negócios da atualidade |Foto: Leo Alves/Garagem360

Volvo XC40 Momentum: impressões

Vale lembrar que este não foi meu primeiro contato com o menor SUV da Volvo. Em novembro de 2020 testei a versão R-Design, que é a mais cara do carro. O teste completo pode ser visto aqui.

E como os dois carros utilizam o mesmo conjunto mecânico, não vou me alongar muito nesse ponto. Tudo o que foi dito em novembro é válido para a versão Momentum. Dessa forma, a união do motor a combustão 1.5 turbo com o elétrico consegue entregar um bom desempenho com um consumo baixíssimo, já que encerrou os testes com média de 14 km/l, tendo rodado a maior parte do tempo na cidade.

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Da mesma maneira que relatei no teste do R-Design, vale a mesma observação para este carro sobre o funcionamento do modo plug-in. Ao ligar o veículo, ele ativa automaticamente o modo elétrico. Dessa forma, se houver carga e o motorista não notar, o SUV funciona como um carro elétrico. Entretanto, a autonomia é curta, de cerca de 50 km.

Caso acabe a energia, o carro aciona o propulsor a combustão para recarregar, mas também é possível utilizar um eletroposto ou wallbox para carregar as baterias.

Por que é um bom negócio?

Segundo o site da Volvo, o XC40 Momentum custa R$ 260 mil. Sim, não é um preço baixo. No entanto, ele custa quase o mesmo que um Renault Zoe, que é 100% elétrico, e um Ford Bronco, que é um SUV com pegada off-road. Dentre os carros nacionais, um Jeep Compass Trailwalk a diesel com todos os opcionais sai por essa faixa de preço.

Só que nenhum desses carros conta com o acabamento premium que um Volvo tem. Muito menos a versatilidade de um conjunto híbrido plug-in, que consegue unir economia com desempenho de VW Golf GTI (vide a ficha técnica do carro).

Além disso, o XC40 entrega um amplo espaço interno, tem posição de dirigir exemplar e muito conforto para quatro adultos – o túnel central alto rouba espaço de quem viaja no assento do meio.

É evidente que essa versão não conta com o mesmo pacote de equipamentos que os modelos mais completos, não tendo o teto solar panorâmico e nem mesmo os assistentes semiautônomos. Mas ele é o mesmo carro na essência que os mais caros, mas custando menos. Por isso não tenho medo de afirmar que, na faixa dos R$ 260 mil, este é um dos melhores negócios que o dinheiro pode comprar. Ainda que seja muito dinheiro.

Ficha técnica - Volvo XC40 Momentum
Motor 1,5l 12v turbo dianteiro transversal (180 cv) + elétrico (82 cv)
Potência/Torque 262 cv (combinada) / 43,3 kgfm (combinado)
Transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas
Suspensão McPherson (dianteira) e Multilink (traseira)
Consumo 14 km/l (segundo o computador de bordo)
Roda e Pneus 235/50 R19
Freios A disco nas quatro rodas com ABS e EBD
Peso 1.871 kg
Dimensão 4,42 m (c) x 1,86 m (l) x 1,65 m (a); entre-eixos de 2,70 m
Capacidade Porta-malas com 460 litros
Preço R$ 260 mil (em 02/07/2021)
Volvo XC40 Momentum
Conjunto mecânico
Espaço interno
Tecnologia
Conectividade
Acabamento
Impressões ao volante
Vale a pena comprar?
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Leo Alves
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Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

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