Testamos: Renault Kwid Intense; como anda um dos carros mais baratos do Brasil
Veja como anda o Renault Kwid 2023. O garagem360 testou a versão intermediária Intense Pack Bíton, veja os detalhes.
A linha 2023 do Renault Kwid foi apresentada ao mercado nacional em janeiro. Disponível em três versões, o veículo é um dos carros mais baratos do Brasil. Veja a nossa avaliação com a versão intermediária, a Intense, com a adoção do opcional Pack Bíton.
Renault Kwid 2023 Intense Pack Bíton: modelo atende as necessidades do dia a dia
É quase impossível falar do mercado automotivo brasileiro sem citar os constantes reajustes de preço. Para método de comparação os carros mais baratos do mercado nacional têm preço acima dos R$ 60 mil.
O Renault Kwid é um deles, nesse caso, a versão de entrada é de R$ 62.790. Porém, a versão de teste do Garagem360 foi a intermediária Intense, que atualmente é vendida por R$ 66.490, com a adoção do opcional Pack Bíton, o que deixa o modelo com um preço final de R$ 68.990.
Antes de falarmos dos atributos de design, equipamentos e mecânica, é preciso ter em mente que trata-se de um veículo que tem como proposta ser um carro mais acessível, para o uso no dia a dia, onde durante a condução é confortável e eficiente. Ou seja, de forma geral, ele cumpre o objetivo.
Visual foi renovado na linha 2023 e permanece com a proposta do estilo SUV
O Kwid, também conhecido como SUV dos compactos possui em seu exterior atributos que conferem ao modelo o ar de utilitário esportivo, desenvolvido pela marca.
Desde a atualização apresentada em janeiro, a dianteira agrega luzes de circulação diurna (DRL) em LED, faróis de parábola dupla na parte inferior, grade frontal esculpida com inserções cromadas, e parte inferior do para-choque na cor preta reforçando as características SUV. Na traseira, as novidades são o para-choque e as lanternas em LED.
A configuração Intense com o opcional Pack Bíton agrega ao Kwid teto na cor preta, e rodas de 14” de liga leve e acabamento diamantado e preto. Sem o opcional, a configuração também conta com rodas de 14”, porém, não são de liga leve e também não possuem o acabamento diferenciado.
Dimensões: leve somente o essencial
O Kwid é o modelo indicado para quem sabe fazer uma mala bem compacta, afinal, o motorista e passageiros terão disponíveis apenas 290 litros de capacidade volumétrica. Mesmo que pareça pouco, é mais que seu atual concorrente, o Fiat Mobi, que tem 200 litros de capacidade para bagagem.
Ainda no quesito dimensão, o entre-eixos do veículo é de 2.423 mm, porém, para diminuir o risco de desconforto por falta de espaço interno para os passageiros da segunda fileira, o banco e o duto central são mais planos. Dessa forma, um terceiro passageiro consegue viajar de forma mais confortável.
Media evolution gera ao veículo mais praticidade e conectividade
No interior, todo o painel central tem novo acabamento, com detalhes cromados e na cor preta brilhante, nos aeradores das saídas de ar, na moldura do novo sistema multimídia Media Evolution, nas portas e na manopla do câmbio.
Na versão Intense os bancos têm novo tecido com detalhes na cor azul nas laterais e no bordado central do encosto.
O modelo conta com a nova central multimídia Media Evolution, que traz mais tecnologia e conectividade ao condutor. A tela de 8’’, tem interface simples e intuitiva, a central oferece espelhamento para celular por meio do Android Auto e Apple CarPlay, através de conexão via cabo, além da câmera de ré.
Além disso, o modelo conta com botão “push to talk”, e o sistema Driving eco2, que detecta o modo de condução do motorista e fornece dicas facilmente aplicáveis que podem resultar em uma economia de combustível de até 20%.
Afinal, como anda o Renault Kwid 2023?
Independente da versão, o modelo conta com o motor 1.0 SCe que gera 68 cv de potência com gasolina e 71 cv de potência com etanol. Já o torque é de 9,4 kgf,m e 10 kgf,m, respectivamente. Aliado ao motor está a transmissão manual de cinco marchas.
Desde a última atualização, o carro ficou 5% mais econômico após a adoção do sistema Start&Stop. De acordo com os dados do Inmetro, na cidade, o modelo faz 15,3 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol. Na estrada, 15,7 km/l com gasolina e 11 km/l com etanol.
Mesmo com a adoção do motor 1.0, o carro não desaponta durante o dia a dia. A direção elétrica deixa a condução leve e ágil. Isso acontece devido o baixo peso do subcompacto.
Dessa forma, se você busca por um carro econômico e para a condução em centros urbanos, onde o tamanho não é necessariamente um problema, o Renault Kwid Intense é um bom carro.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.