Testamos: Nova Nissan Frontier XE tem importantes mudanças em relação ao modelo anterior

Confira os detalhes da versão XE da Nova Nissan Frontier 2023, picape média que foi atualizada esse ano; veja!

A linha 2023 da Nova Nissan Frontier foi apresentada recentemente. A picape foi totalmente atualizada e os novos atributos a deixam mais competitiva em relação os principais concorrentes.

Nissan Frontier XE é o modelo ideal para quem busca uma picape, mas não versatilidade

Antes da atualização de linha da Nissan Frontier, o Garagem360 teve a oportunidade de conhecer de perto dos detalhes da versão Attack, e um dos pontos destacados pela reportagem era a desatualização do modelo no comparativo com os outros veículos da categoria.

No entanto, abril, a montadora japonesa atualizou por completo a picape média, que inclusive, ganhou novas versões.

Agora, a reportagem conheceu detalhes da versão XE da Nova Frontier. A versão é uma das intermediárias da nova linha, se posiciona entre a Attack e a Platinum e é comercializada por R$ 290.890.

Design renovado

A Nova Nissan Frontier chega com um desenho que mistura estilo robusto, elegante e imponente, seguindo o conceito global Nissan Emotional Geometry Design. A grade e os faróis com projetor de LED quádruplos em forma de C tornam a frente única e facilmente reconhecível.

O capô e as laterais ganham novos vincos que também reforçam a robustez do modelo. Nessa versão, as rodas são de liga leve de 18”.

A traseira também foi modificada. O nome “FRONTIER” agora é exibido por toda a tampa da caçamba, enquanto as lanternas também recebem novo acabamento e adotam a tecnologia em Led.

Dimensões e capacidades

A picape tem um comprimento de 5.260 mm, 1.850 mm de largura, 1.860 mm de altura e um entre-eixos de 3.150. As dimensões fazem da picape média um modelo ideal para quem busca um veículo do segmento.

A caçamba tem uma capacidade de carga de 1.043 kg e 1.054 litros de capacidade volumétrica. Já a capacidade de reboque é de 750 kg. No entanto, a versatilidade para o uso em diferentes cenários não é destaque.

Justamente por ser um modelo de grandes proporções, o uso em grandes centros urbanos como a capital paulista, onde há vias com faixas estreitas, estabelecimentos com vagas em subsolo e garagens restritas, o uso do modelo no dia a dia pode ser mais complicado.

Caçamba tem 1.043 kg de capacidade (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

Interior mais requintado e introdução de novas tecnologias

Por mais que um veículo como esse não tenha o foco no requinte, as atualizações introduzidas no interior da nova linha foram muito bem aplicadas.

Na versão, destaque para a abertura das portas sem uso da chave; acabamento premium nos bancos; acendimento automático dos faróis com temporizador; ar-condicionado digital duas zonas; banco do motorista com regulagem elétrica (inclinação, distância, altura) e suporte de lombar.

Câmera de ré; console central com apoio de braço em couro; sensor de chuva; para-sol com espelho e iluminação; sensor de estacionamento traseiro; estribo lateral; maçanetas externas e da caçamba cromadas; multimídia A-IVI de 8 polegadas com Android Auto e Apple Car Play e seis alto-falantes, também são destaque.

Interior também foi modificado (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

Motor 28 biturbo diesel

Embaixo do enorme capô está o motor biturbo a diesel, de 190 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. Ele atua em conjunto com o câmbio automático de sete velocidades com função de trocas manuais sequenciais.

De acordo com os dados no Inmetro, o veículo faz 9,1 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Durante o período de avaliação com a nova Frontier, a reportagem atingiu um consumo médio de 9 km/l em um perímetro misto de cidade (30%), e estrada (70%).

Como anda a nova Frontier

Os 2.220 kg da picape não são uma dificuldade para o conjunto mecânico. Mesmo em altas velocidades, o veículo responde bem durante as aceleradas na estrada e não lhe falta força.

Além disso, é preciso destacar o bom nível de segurança que o veículo transmite ao condutor. Seja em trechos sinuosos onde é preciso um pouco mais de atenção, ou em velocidade mais altas, a picape não perde estabilidade.

Motorização é eficiente (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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