Testamos: Mercedes-AMG GLB 4Matic; SUV de sete lugares não dispensa a boa performance

Confira os detalhes do Mercedes-AMG GLB, SUV de sete lugares que alia proposta familiar com a performance AMG.

No início do ano, a Mercedes-AMG apresentou no mercado nacional o SUV de sete lugares GLB, carro que une a praticidade de um carro familiar com toda a performance de um modelo AMG. O veículo é vendido em versão única por preço de R$ 527.900.

Mercedes-AMG GLB 4Matic: carro não abre mão da performance mesmo com foco familiar

Em março, o Mercedes-AMG GLB 4Matic chegou ao país com a proposta de ser um veículo digno da linha AMG, porém, com espaço e perfil familiar, com capacidade para acomodar até sete passageiros.

Durante o período de teste, a reportagem do Garagem360 conferiu de perto todos os aspectos do veículo; confira.

Design entrega a estratégia do GLB

O design frontal do modelo possui características inconfundíveis e distintas. A grade do radiador específica da AMG realça o DNA da marca. Outros recursos de design incluem o acabamento das laminas nas entradas de ar externas e os acabamentos em preto brilhante.

Na lateral, o maior destaque vai para as grandes rodas de liga leve de 21 polegadas com desenho multi-raios e acabamento de alto brilho, além dos painéis das portas com inserções em preto brilhante.

A traseira é marcada por uma saia aerodinâmica, um novo difusor, um spoiler AMG no teto e duas saídas de escape redondas à esquerda e à direita. As lanternas traseiras são divididas em duas seções e dão amplitude à traseira.

Visual externo entrega a proposta do modelo (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

Interior digno de veículos da Mercedes

No interior, o ambiente high-tech é complementado pelos displays totalmente digitais. Os toques característicos incluem o estofamento do assento em ARTICO/microfibra DINAMICA em preto com costuras contrastantes em vermelho e cintos de segurança vermelhos, para realçar o aspecto esportivo do véiculo.

O acabamento interno com design de fibra de carbono e as saídas de ar com aro vermelho são outros destaques.

A combinação de design esportivo e detalhes sofisticados também é destaque no sistema de infoentretenimento Mercedes-Benz User Experience (MBUX). Apresentações atraentes destacam a estrutura de controle clara e apresentam gráficos 3D brilhantes de resolução máxima.

Visualmente, os dois monitores de 10,2” sob uma cobertura de vidro compartilhada se misturam em um cockpit widescreen e, como elemento central, enfatizam a orientação horizontal do design de interiores.

Seja operado via touchpad, com as teclas sensíveis ao toque no volante, por comando de voz ou touchscreen, o conceito de interatividade do MBUX é ser versátil e intuitivo.

Graças ao inovador comando de voz – ativado com a palavra-chave “Oi, Mercedes” – o software reconhece e entende grande parte dos comandos principais no sistema de infoentretenimento e do veículo.

O volante esportivo AMG Performance multifuncional em couro napa garante ergonomia de primeira classe e operação intuitiva. O aro do volante com base reta, couro perfurado na área de contato e costuras contrastantes em vermelho é único.

Interior do veículo (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

As borboletas de mudança de velocidades do volante galvanizadas permitem um estilo de condução ainda mais esportivo com operações de troca de marchas em modo manual. As teclas especiais AMG permitem uma operação rápida e segura de funções dinâmicas específicas – para um estilo de condução focado e orientado para o alto desempenho.

Espaço para até sete ocupantes

O carro tem capacidade para acomodar até sete ocupantes, porém assim como acontece em diversos veículos com essa característica, a terceira fileira de bancos é mais estreita e não consegue entregar o mesmo nível de conforto.

Viagens mais longas podem ser um problema para os dois últimos ocupantes. Além disso, quando configurado para a capacidade total de passageiros, o nível de armazenamento é comprometido. No entanto, quando configurado para até 5 passageiros, a capacidade volumétrica é de 570 litros.

Configuração de sete lugares faz perder o porta-malas (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

Motor de quatro cilindros turboalimentado de 306 cv

O motor turbo de quatro cilindros de 2,0 litros tem uma resposta imediata aos comandos do pedal do acelerador, alta potência de tração e uma resposta extremamente rápida do motor. A potência máxima é de 306 cv e o torque é de 400 Nm.

A transmissão de dupla embreagem AMG SPEEDSHIFT DCT 8G, também contribui para o caráter ágil e dinâmico. O conjunto motriz faz o carro atingir velocidade máxima de 250 km/h e o de 0 a 100 km/h é feito em 5,3 segundos.

A tração variável AMG Performance 4MATIC combina a melhor tração possível com muito prazer de condução.

A distribuição de torque é infinitamente variável e o espectro varia de apenas tração dianteira a uma distribuição de 50:50 para os eixos dianteiro e traseiro. Uma embreagem multidisco integrada ao diferencial do eixo traseiro é responsável pela distribuição variável do torque entre os eixos dianteiro e traseiro.

Enquanto o ESP® estiver ativado, o sistema 4MATIC permanece no modo “Comfort”. Assim que o condutor pressiona a tecla “ESP® SPORT Handling” ou “ESP® OFF”, o sistema 4MATIC muda para o modo “Sport” – exigindo mais controle de direção do motorista, pois algumas funções automáticas de estabilidades são desligadas.

Programas de condução AMG

Os cinco programas de condução AMG DYNAMIC SELECT “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport +” e “Individual” permitem uma ampla gama de características do veículo, de confortável a dinâmica. Eles alteram parâmetros relevantes, como a resposta do motor e da transmissão.

Ambos são equipados com o AMG DYNAMICS: este sistema de controle dinâmico amplia as funções estabilizadoras do ESP® com intervenções que melhoram a agilidade de acordo com os desejos do condutor. Durante curvas dinâmicas, por exemplo, uma intervenção de frenagem imperceptível na roda traseira interna cria um momento de guinada definido em torno do eixo vertical.

Sistema de escape AMG com modulação de som é um dos diferenciais do veículo

O sistema de escapamento AMG confirma o caráter esportivo e adaptável do novo modelo. Dependendo da escolha do modo de condução, a assinatura sonora varia de emotiva (Sport e Sport+) a discreta (Slippery e Comfort). As características sonoras são controladas por um flap de gases de escape, dependendo da rotação e da carga do motor.

Carro tem 306 cv de potência (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile