Testamos: Hyundai HB20 Evolution 2022 e as lembranças do passado
O Hyundai HB20 foi criado em 2012 e desde então é um sucesso em vendas. Por isso a versão Evolution foi avaliada pelo Garagem360.
O Hyundai HB20 foi criado em 2012 e desde então é um sucesso em vendas. Mesmo após as mudanças de design, o automóvel continua sendo um dos queridinhos dos brasileiros. O Garagem360 testou o novo Hyundai HB20 Evolution 1.0 GDI e vamos contar o que achamos.
Hyundai HB20 Evolution 2022
Quando entrei no carro a primeira vez, a sensação que tive foi de voltar ao passado, mas não por parecer um automóvel antigo ou velho, muito pelo contrário, o novo HB20 me lembrou meu primeiro carro. O hatch é compacto, aconchegante e com tudo ali ao alcance das mãos, o que me fez lembrar de carros como Celta e as primeiras versões do Ford Ka.
Leia também: Testamos: Hyundai HB20 Sense Pack é básico, mas cumpre seu papel
Como tive um modelo da segunda geração do compacto da Ford, me senti em uma viagem no tempo, já que a sensação que tive na cabine do HB20 me lembrou o Ka. Não pelo tamanho, já que o carro da Hyundai é maior em todas as medidas. Mas sim na boa dirigibilidade e no aconchego ao volante.
Foi como juntar o melhor do passado com a tecnologia do presente. O carro possui uma multimídia BlueMedia com tela touch de 8 polegadas, alerta de mudança de faixa, câmara de ré e sistema de alerta e frenagem autônomo. O motor de 1.0 turbo possui três cilindros flex com a potência de 120 cv, e seu torque chega a 17.5 kgf.m. Sua aceleração, por sua vez, vai de 0 a 100km/h em 10,7 segundos, chegando aos 190km/h de velocidade máxima.
Deslizes
Como todo carro, o HB20 GDI Evolution 2022 não é perfeito e durante o teste percebemos alguns probleminhas que podem fazer com que o consumidor fique na dúvida na hora de comprar. Por ser uma versão que custa de R$ 83.390 (preço Brasil) a R$ 86.290 (valor sugerido para SP) o cliente pode querer optar por um carro maior como uma SUV. Além disso, o acabamento interno poderia ser em couro ou em um material mais resistente, por exemplo.
Outra observação durante o teste, sentimos um pouco de atraso ao carro andar ao pisar no acelerador e em uma subida muito íngreme o veículo faz um barulho mais alto, dando a impressão de fazer muito esforço.
Fora esses detalhes, o carro é uma ótima opção para quem quer conforto, praticidade e acima de tudo economia, já que ele fechou o teste com 7,6 km/l de consumo médio com etanol no tanque, e rodando sempre na cidade.
Ficha técnica Hyundai HB20 Evolution 1.0 GDI | |
---|---|
Motor | 1,0l TGDI turbo com injeção direta 12 válvulas |
Potência/Torque | 120 cv a 6 mil RPM (etanol/gasolina) / 17,5 kgfm a 1.500 RPM (etanol/gasolina) |
Transmissão | Automática de seis marchas |
Suspensão | McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira) |
Consumo | 7,6 km/l com etanol (média pelo computador de bordo) |
Roda e Pneus | |
Freios | Disco ventilado (dianteiro) e tambor (traseiro) |
Peso | 1.091 kg (em ordem de marcha) |
Dimensão | 3,94 m x 1,72 m x 1,47 m (comprimento x largura x altura) entre-eixos de 2,53 m |
Capacidade | Porta-malas de 300 l |
Preço |
Avaliação Hyundai HB20 Evolution 2022 | |
---|---|
Conjunto mecânico | ★★★★☆ |
Espaço interno | ★★★☆☆ |
Tecnologia | ★★★☆☆ |
Conectividade | ★★★☆☆ |
Acabamento | ★★★☆☆ |
Impressões ao volante | ★★★☆☆ |
Vale a pena comprar? | ★★★☆☆ |
Jornalista, 27 anos. Formada desde 2017 pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou como repórter na editoria de cultura no Jornal Diário do Grande ABC, onde escreveu matérias sobre cultura, turismo e assuntos diversos para a revista mensal.