Testamos: Honda City Hatchback EXL; conheça o compacto
Conheça todos os detalhes do Honda City Hatchback na versão EXL. O modelo chegou em março e conta com bons atributos.
Apresentado em novembro de 2021, e com vendas iniciadas em março desse ano, o Honda City Hathback é a grande aposta da Honda, modelo que chega para substituir o extinto Fit. Mas será que ele tem os atributos necessários para concorrer na categoria de hatches?
Honda City Hatchback: compacto confortável e que motorização eficiente
Em novembro de 2021 a montadora japonesa, Honda, apresentou para o mercado nacional a nova linha do City. Como novidade, o modelo ganhou configuração hatchback. Porém, ela chegou ao mercado, de forma definitiva em março desse ano.
A proposta do modelo é ser uma opção diferenciada do tradicional City sedã, além de substituir o espaço que foi deixado pelo extinto Fit.
Porém, é válido lembrar que o segmento ainda é o de maior participação em vendas, ou seja, a missão da Honda em conquistar o público não é tão fácil. No entanto, o City Hatchback tem os atributos necessários para a missão.
Disponível em apenas duas versões, a EXL, configuração testada pelo Garagem360, e a topo de linha Touring, o modelo tem preço de R$ 115.500 e R$ 124.500, respectivamente.
Versões e preços do Honda City Hatchback
EXL – R$ 115.500
Touring – R$ 124.500
Linhas dinâmicas compõem o visual do modelo
Em relação ao design o compacto adota o mesmo visual utilizado por seu irmão sedã, inclusive já testado pelo Garagem360.
Nesse quesito, ele tem carroceria longa, larga e baixa, que é valorizada pelos vincos definidos e pelos faróis e lanternas. No caso da versão EXL, o DRL é em Led e confere ao conjunto óptico um visual mais moderno. As lanternas possuem a mesma tecnologia.
Ainda na parte frontal, uma faixa cromada interliga os faróis e agrega o logo da marca ao centro.
Já nas laterais, as rodas são de 16” com acabamento diamantado e na cor preta. Outro detalhe válido ressaltar é o vinco acima das maçanetas, que geram a sensação de dinamismo para o Honda City Hatchback.
Sobre os retrovisores externos, eles são na cor da carroceria e possuem repetidores de seta integrados. Além disso, eles estão mais recuados e fixados na porta, o que resulta em grande melhora no campo de visão para o motorista.
Por fim, o carro conta com antena tipo barbatana de tubarão e spoiler traseiro posicionado acima da tampa do porta-malas, detalhes que agregam um traço de esportividade e modernidade ao carro.
Dimensões:
Altura: 1.498 mm
Largura: 1.748 mm
Comprimento: 4.341 mm
Entre-eixos: 2.600 mm
Porta-malas: 268 litros
Interior tem bom nível de espaço, mas terceiro ocupante na segunda fileira não terá tanto conforto
Já no interior há espaço para todos os ocupantes. Mesmo sendo um hatch, o City gera bom espaço para pernas e cabeça. Na segunda fileira, um terceiro passageiro pode ter um pouco menos de conforto, tendo em vista a elevação no assento central.
Os bancos dianteiros têm encosto mais fino e correm em trilhos mais espaçados entre si. Algo que amplia a oferta de espaço na região dos joelhos e dos pés de quem viaja atrás.
Sobre os acabamentos, os bancos são revestidos em couro, com costura branca aparente e contornados por um detalhe em branco, para fazer alusão ao traço esportivo visto no exterior. Detalhes em cromo também estão presentes.
Ainda sobre espaço, o veículo dispõe do sistema Magic Seat. Através dele, é possível rebatar os bancos de quatro formas diferentes: Utility, Long, Tall e Refresh, que permite acomodar objetos de diferentes dimensões. No modo Utility, por exemplo, o espaço chega a 1.168 litros de volume.
O nível de tecnologia embarcada
Para conduções mais longas e confortáveis, o modelo conta com um novo Sistema de Estabilização Corporal. Trata-se de uma nova tecnologia antifadiga adotada nos bancos para melhorar o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal, que é justamente o que traz a sensação de cansaço.
Em relação aos equipamentos, o New City Hatchback EXL tem botão de partida do motor, sistema de travamento e destravamento por aproximação da chave e ar-condicionado digital e automático.
Além disso, ele conta com central multimídia touchscreen de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro e painel digital TFT de 7” multiconfigurável.
É importante destacar que o modelo não possui sistema de carregamento do celular por indução. Ou seja, mesmo que não haja a necessidade de utilização de fios para o pareamento, será necessário o uso do acessório para carregar o smartphone.
Porém, como só há entradas tipo USB, em caso de aparelhos com entrada USBC, como os iPhones, será necessário a utilização de um adaptador ou cabo paralelo.
Por fim, durante as conduções, é comum sentir falta do encosto de braço no veículo.
Motor 1.5 aliado ao câmbio CVT é eficiente
Embaixo do capô, o carro conta com o motor 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC, ou seja, com injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote. Ela atua em conjunto com o câmbio automático tipo CVT.
Nesse sentido, o tempo de resposta mais lento do câmbio não interfere muito no resultado final, dado o bom nível de eficiência do motor.
O conjunto motriz gera 126 cv de potência independente do combustível, e o torque é de 15,5 kgf,m com gasolina e 15,8 kgf,m com etanol.
Em relação aos dados de consumo, o modelo faz 9,1 km/l com etanol e 13,3 km/l, com gasolina, na cidade. Já na estrada o desempenho é de e 10,5 km/l com etanol e 14,8 km/l com gasolina.
O ganho de velocidade ocorre de maneira linear, mas vigorosa, o que amplia o prazer ao dirigir, que é ressaltado pelo trabalho realizado na suspensão.
Os novos amortecedores têm stop hidráulico, um sistema composto por uma câmara de desaceleração da haste do amortecedor, que evita o som de pancada seca, quando o carro passa por um buraco, por exemplo.
Honda City Hatchback EXL não tem o pacote de segurança da marca
Por fim, no quesito segurança o modelo agrega assistente de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de luzes de emergência, seis airbags, estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis e alerta de baixa pressão dos pneus,
Porém, o pacote de segurança ativa da marca, o Honda Sensing, só está disponível a partir da versão Touring.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.