Testamos: Chevrolet S10 Midnight tem visual marcante, mas peca na segurança

A Chevrolet S10 Midnight é a nova versão intermediária da picape média. Lançada em abril, ela aposta no visual todo preto como principal diferencial.

A Chevrolet S10 Midnight é a nova versão intermediária da picape média. Lançada em abril, ela aposta no visual todo preto como principal diferencial. Até mesmo os detalhes do interior usam a tonalidade para não destoar do restante do conjunto. Após acompanhar o evento de apresentação do modelo, o Garagem360 testou a novidade. Para isso, uma viagem para o interior paulista foi a rota escolhida para a avaliação do utilitário.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Ao contrário da versão flex, que foi testada no ano passado e rodou a maior parte do tempo na cidade, a Midnight percorreu muitos quilômetros pela Rodovia dos Bandeirantes. Quase 700, para ser mais preciso. A 120 km/h, o desempenho da picape foi satisfatório. Equipada com motor diesel de 2,8l de 200 cv e 51 kgfm de torque, disposição não é problema para a grandalhona.

Mesmo pesando quase 2 toneladas e estando com quatro adultos a bordo, além da bagagem na caçamba, ela responde bem quando o pedal do acelerador é acionado. Por conta de todo esse peso, há uma pequena demora na resposta. Entretanto, quando o motor “enche”, a S10 deslancha. Manter a velocidade máxima da rodovia não é um problema. Pelo contrário, é necessário ficar de olho no velocímetro para não ultrapassar o limite.

LEIA MAIS: Testamos: por R$ 155 mil, Chevrolet Equinox tem potência e conforto à vontade

Álbum: Os melhores carros avaliados pelo Garagem360

O câmbio automático de seis velocidades também casa bem com o conjunto mecânico. Quando percebe que o motorista precisa de mais desempenho, reduz uma ou duas marchas para elevar o giro do motor. Quando nota que o condutor aliviou o pedal, seu trabalho é de aumentar, sempre que possível, as marchas para melhorar o consumo. Na estrada, a média foi de 13 km/l, segundo o computador de bordo.

Conforto de automóvel

Na última década, as picapes evoluíram não só em design, mas em conforto também. As cabines estão mais espaçosas, o acabamento se tornou mais caprichado e elas não pulam mais como um boi de rodeio. A S10 não foge a regra e tem um interior que mais se aproxima ao de um sedã de luxo, do que ao de sua primeira geração. Os bancos são amplos e espaçosos, mas poderiam ser mais macios. A qualidade dos materiais também merecem destaque. Não há nada com aspecto frágil ou mal encaixado.

O acerto de suspensão também é um ponto positivo. Ele é mais voltado para o conforto, mas não deixa a carroceria inclinar muito em curvas de alta velocidade. Ao passar em pisos irregulares, a S10 até pula um pouco, mas nada que cause desconforto nos ocupantes.

A posição de dirigir, como é padrão no segmento, é elevada. Ela não é desconfortável mesmo após horas ao volante, mas teria uma melhor ergonomia se a direção tivesse ajuste de profundidade. Infelizmente só é possível controlar a altura.

Segurança

Um deslize que a S10 Midnight comete é na questão de segurança. Ela é equipada com controle de estabilidade e de tração, mas só há os dois airbags obrigatórios por lei. Por ser um veículo na faixa dos R$ 160 mil, ter mais bolsas infláveis seria um bom reforço para a segurança dos ocupantes. Principalmente ao considerar que a maioria de suas concorrentes têm entre quatro e sete airbags.

[info_box title=”Raio-X”]

Chevrolet S10 Midnight 4X4 Diesel

Motorização: 2,8l turbo diesel 4 cilindros em linha de 200 cavalos a 3.600 rpm

Torque máximo líquido: 51 kgfm a 2 mil rpm

Transmissão: automática de 6 velocidades

Tanque de combustível: 76 L

Dimensões: 5,36 m (comprimento); 1,87 m (largura carroceria); 1,83 m (altura)

Entre-eixos: 3,09 m

Caçamba: 1,48 m (comprimento); 1,53 m (largura); 1134 kg (capacidade máxima)

Peso: 2.016 kg

Preço: R$ 166.690 mil

Pontos positivos: conforto a bordo, visual malvado, economia e força do motor diesel

Pontos negativos: poderia ter mais airbags, ausência do ajuste de profundidade do volante, relação custo-benefício poderia ser melhor

[/info_box]

Hora da compra

Por mais que seja uma versão intermediária, a Midnight custa mais que a LT, mas tem a lista de equipamentos semelhante a da configuração mais em conta. O visual todo preto é imponente e recebe elogios até de desconhecidos na rua, mas a S10 poderia oferecer mais ajustes na direção e ter mais airbags para os ocupantes.

Porém, ela é uma picape consagrada no mercado, tem como ponto favorável uma mecânica simples e uma ampla rede de concessionárias no país. Isso, para o público-alvo da Chevrolet, é um importante diferencial, já que muitos a utilizam como um veículo de trabalho pelas fazendas do Brasil.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA